Treinamento Funcional: o que é e quais os benefícios

U Marcos A.    t 11 de março de 2016


Hoje em dia, quem deseja praticar alguma atividade física não fica mais presa aos esportes tradicionais como corrida, bike ou musculação. Há uma infinidade de novas formas de manter o corpo em dias e também a saúde, uma delas é o treinamento muito funcional.

Saiba quais lutas podem ser associadas ao Treinamento Funcional.

Treinamento Funcional: o que é e quais os benefícios

Ele é excelente para quem não gosta dos exercícios repetitivos na academia. Sempre tem um exercício diferente ou uma combinação diferente desses exercícios para serem feitos. O treinamento funcional consegue gerar força, definição muscular e ainda treina a região do core.

O que é o treinamento funcional?

Como o próprio nome já diz, esse tipo de atividade física realiza um treino dentro dos nossos movimentos funcionais, ou seja, aqueles movimentos que fazemos no dia a dia como, por exemplo, nos abaixar para pegar algo no chão ou esticar o corpo para pegar algo que está bem acima de nós.

Treinamento Funcional: o que é e quais os benefícios

Assim, o treinamento funcional leva em consideração os movimentos naturais do corpo humano como agachar, empurrar, pular e outros. A parte boa desse tipo de treino é que ele usa variações desses movimentos. Os treinos nunca ficam monótonos.

Como funciona o treinamento funcional?

Ao contrário do que fazemos nas academias, o treinamento funcional não recruta uma musculatura isolada e sim, todo o corpo de uma única vez. A série de exercícios é executado em vários planos: vertical, horizontal, baixo, plano e médio. Além disso, aqui você encontrará movimentos mais complexos do que os da musculação.

Treinamento Funcional: o que é e quais os benefícios

Os equipamentos utilizados são livres como as cordas de TRX, os halteres, cabos, bolas, fitas, entre outros. Aqui, o principal é utilizar o peso do próprio corpo como carga para as práticas. Em um único exercício é possível trabalhar todas as musculaturas do corpo.

Os benefícios do treinamento funcional

Como realiza movimentos complexos, esse treino consegue trabalhar diversas funções do corpo como a coordenação motora, o equilíbrio, a cognição, entre outros. Por exigir várias funções do corpo ao mesmo tempo, o gasto enérgico acaba sendo maior se comparado a outros exercícios. Veja abaixo outras vantagens:

  • Tonificação muscular;

  • Aumento da flexibilidade;

  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório;

  • Emagrecimento;

  • Melhora da autoestima;

  • Ajuda na depressão e ansiedade;

Quem pode fazer o treinamento funcional?

Treinamento Funcional: o que é e quais os benefícios

O histórico do indivíduo é muito importante. Por exemplo, pessoas que passaram mais tempo se dedicando aos exercícios físicos durante a sua vida, conseguem se adaptar melhor ao treinamento. Ele não é o mais indicado para pessoas iniciantes e sedentárias devido à complexidade dos treinos, mas também é possível montar uma série de exercícios mais simples e ir modificando com o tempo.


Uma resposta para “Treinamento Funcional: o que é e quais os benefícios”

  1. Larissa Silva disse:

    O treinamento funcional ajuda muito no desenvolvimento do corpo, principalmente em questões de flexibilidade e equilíbrio. Sem contar que é um tipo de treino que a maioria gosta, principalmente aqueles que não se adaptam a rotina da musculação tradicional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *