Treinar com pesos livres ou com aparelhos?

U Marcos A.    t 18 de novembro de 2013


É uma dúvida que paira na cabeça de muitos, principalmente dos que estão começando a musculação agora.  Essa é uma dúvida muito comum, alguns pensam que é pura bobagem, mas quando você começa a procurar informações sobre musculação começa a perceber que cada detalhe pode fazer a diferença.

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Vantagens de treinar com aparelhos

Esses são mais indicados para os iniciantes que ainda não possuem a destreza para realizar os movimentos com qualidade. Os aparelhos dão apoio, suporte e equilíbrio principalmente para exercícios como o agachamento e avanço que é realizado com a barra apoiada nos ombros e desvio do centro de gravidade.

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O fato de serem indicados para iniciantes não significa que aqueles mais avançados nos treinos musculares não devam fazer os seus exercícios nos aparelhos. Quando você tem um suporte fixo à carga utilizada nele pode ser maior devido ao menor risco de lesões. Outro detalhe é que os movimentos são mais simples de serem realizados nos aparelhos.

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A biomecânica dos aparelhos com seu sistema de alavancas e polias é adequada para um determinado grupo muscular. Os aparelhos são desenhados com o objetivo de centralizar todo o esforço de treino em um único grupamento muscular, não utilizando a musculatura acessória. Assim, o uso do aparelho permite que mais repetições sejam realizadas.

Vantagens de treinar com pesos livres

A atenção à postura aqui é de fundamental importância, por isso esse tipo de exercício é sempre recomendado para os praticantes mais experientes. Neste caso o movimento acaba sendo sustentado pelo próprio corpo e esta sustentação é realizada por uma parte do nosso corpo chamada Core, que é o conjunto de grupos musculares da coluna lombar, abdome e glúteo. É nessa região que se localiza o nosso centro de gravidade onde temos o equilíbrio.

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Há uma vantagem nos pesos livres que a mulherada com toda a certeza vai amar: fazendo exercícios com eles há uma queima extra de calorias. Não chega a ser significante, mas já ajuda. Outro detalhe importante são para aquelas pessoas que não tem tempo para ir à academia ou não gostam do ambiente. Os exercícios com pesos livres podem ser feitos em casa desde que você procure uma orientação profissional.

Desvantagem dos pesos livres

Uma desvantagem do uso desse tipo de treino são as lesões. São os pequenos detalhes que fazem a diferença e que infelizmente poucos notam. Muitas pessoas usam o mecanismo de compensação das alavancas do corpo para conseguir pegar mais peso durante o treino. Além disso, o posicionamento da coluna e dos joelhos ficam mais propensos à lesões quando o indivíduo faz uso do peso livre.

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Outra desvantagem diz respeito à fadiga muscular dos músculos acessórios. Por exemplo, no treino do bíceps braquial usamos o tríceps e o peitoral maior a fim de estabilizar o músculo agonista. Acontece que o trabalho de neutralização e estabilização da musculatura acessória acaba levando o músculo à fadiga muito mais rápido reduzindo as repetições durante a série.

Considerações

Os pesos livres são utilizados com maior frequência em situações de reabilitação de lesões na fisioterapia. Eles também são os mais procurados quando o assunto é fortalecimento muscular, onde o ideal é fazer séries com mais repetições e com pesos leves. Por isso os pesos livres são mais utilizados pelos iniciantes do que pelos mais experientes.


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