Veja Como Fazer um Treino Completo em 30 Minutos

U Marcos A.    t 12 de maio de 2014


É bastante comum que os adeptos das academias realizem o treino muscular cada um ao seu jeito. Cada pessoa tem o seu ritmo e o seu limite, mas o objetivo quase sempre é o mesmo: perder peso e ganhar massa muscular. O treino em circuito consegue promover isso e muito mais. Ele é excelente para quem não tem muito tempo disponível durante o dia já que ele dura no máximo 30 minutos e também é a melhor opção para quem quer perder peso de maneira rápida e com saúde. Veja os benefícios desse treino que listamos abaixo.

Poupar o tempo

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Aqui você consegue gastar mais colorias do que num treino comum e num espaço de tempo bem pequeno. A palavra descanso não existe aqui e o que conta é a intensidade do treino. Afinal de contas, se você não dá o repouso entre um exercício e outro o músculo fica mais fadigado e começa a gastar mais energia para manter o ritmo.

Mistura de exercícios

Você não fica apenas na musculação ou no aeróbico. No treino em circuito há uma mistura dos dois que se alternam. Essa combinação é que resulta em uma intensa queima calórica durante o treino, mas principalmente depois dele. Alguns estudos apontam que o metabolismo continua acelerado mesmo depois de 24 que o treino foi feito.

Leia também nosso artigo especial sobre o treino pirâmide.

A espera por aparelhos

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Muita gente acaba se desestimulando de fazer a musculação justamente pela espera para usar um determinado aparelho. Isso acontece, principalmente, em academias de pequeno porte que não possuem muita variedade e nem quantidade de aparelhos. Existem duas boas alternativas: procurar uma academia que tenha um horário flexível e que abra ao meio-dia, por exemplo, já que é o horário no qual as pessoas vão menos às academias; e a outra é pedir para reversar com quem está usando o aparelho naquele momento. Mesmo que ela não esteja fazendo o treino de circuito, ela vai precisar descansar os músculos por, pelo menos, 40 segundos antes de começar uma nova série.

Nada de monotonia

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Para quem já está se cansando de fazer aqueles exercícios repetitivos, sempre naquela pasmaceira, o treino de circuito é uma das melhores opções. Como você está sempre em movimento, a musculação acaba se tornando bastante dinâmica e desistir por causa da monotonia está fora de questão. Outro ponto positivo e que ajuda a dar mais motivação são os resultados que aparecem mais rapidamente do que nos treinos comuns. Em cerca de 45 dias após iniciar os treinos já é possível notar a diferença.

É possível adaptar o treino de circuito a várias modalidades de atividades físicas. Na caminhada é uma das maneiras mais práticas de fazer isso. Em vez de manter uma corrida ou caminhada constante, alterne. Faça 2 minutos de caminhada leve, 1 e meio de corrida, mais 2 de caminhada leve, 1 minuto caminhada intensa e por aí vai. Lembre-se: o seu corpo precisa gastar mais energia para se adaptar a novos movimentos. Quanto mais o treino for diversificado, melhor será o resultado.


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