Treino FST-7: saiba tudo sobre esse treino

U Marcos A.    t 28 de janeiro de 2016


O método de treino FST-7 foi, inicialmente, projetado para atletas de alta performance, mas que, com o passar dos anos, acabou por ser adaptado ao treino de atletas amadores, o que acontece com a maioria dos tipos de treinos que temos no mercado hoje em dia.

Treino FST-7: saiba tudo sobre esse treino

O que é o método de treino Treino FST-7?

Nem todos podem usufruir dos benefícios desse método. Apenas as pessoas que já treinam há muito tempo e que têm um bom preparo físico podem utilizar o treino FST-7 para potencializar os seus resultados. O criador do método foi o fisiculturista Hanny Rambod e quem tem como ideia chave do método o alongamento da fáscia muscular, permitindo que, desta forma, os músculos também aumentem de tamanho.

Mas, o que é a fáscia muscular?

Aqui será necessário entender um pouco de fisiologia muscular e também da nossa anatomia. A fáscia muscular é constituída de tecido conjuntivo fibroso que ficam ao redor não apenas dos músculos mas também de outros órgãos do corpo. Fazem o trabalho de proteger a musculatura.

Treino FST-7: saiba tudo sobre esse treino

Como a sua função principal é proteger, a fáscia muscular é uma camada espessa de tecido fibroso, o que pode dificultar o crescimento muscular. Foi pensando nisso que o treino FST-7 (Fascia Stretch Training ou Treinamento de Extensão da Fáscia em bom português) foi criado.

Ou seja, o principal objetivo desse treino é alongar a fáscia, deixando-a mais fina a fim de que ela ocupe menos espaço, permitindo que o músculo consiga aumentar o seu tamanho com a redução da espessura da fáscia. Isso também consegue oferecer uma maior definição muscular, melhorando o aspecto estético.

Como funciona o treino FST-7

Treino FST-7: saiba tudo sobre esse treino

Aqui, por mais que gere hipertrofia, temos um outro objetivo: alongar a fáscia. Você pode estranhar um pouco o tipo de séries que são utilizadas nesse tipo de treino, pois difere um pouco das outras técnicas de hipertrofia. Aqui você fará o treino da seguinte maneira: após executar normalmente a sua série você fará mais 7 séries de 8 a 12 repetições sempre utilizando um tipo de movimento isolado.

Você deve usar apenas 30 segundos de descanso e não pense que você ficará completamente parado. Durante esse intervalo entre as séries você deve alongar a musculatura para fazer a fáscia esticar antes da próxima série. Veja que esse é realmente um tipo de treino para quem já está bastante avançado, num nível muito maior de treinamento. Ainda assim, o treino FST-7 não deve ser feito com frequência.

Treino FST-7: saiba tudo sobre esse treino

Procure um profissional

Por ser um treino bastante avançado mesmo os mais experientes no assunto devem procurar um profissional para montar os treinos e orientá-lo durante o exercício. É possível treinar mais de um músculo por dia, de maneira isolada, mas lembre-se ter intervalos de descanso em, pelo menos, 2 dias na semana.


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