Como fazer trocas inteligentes e ter uma alimentação saudável

U Marcos A.    t 7 de outubro de 2015


Fazer dieta não é uma coisa fácil. Começar a se alimentar de forma mais saudável pode ser um problema, principalmente para quem não consegue resistir a certas tentações como sobremesas e uma bela mussa cheia de mussarela. Mas, se você quer mudar de hábitos e conseguir alcançar os seus objetivos, precisará começar de alguma forma.

Você finalmente decidiu mudar os hábitos alimentares, mas não sabe nem por onde começar. Existem algumas dicas que podem ajudar nesse período de transição que pode ser tão complicado, fazendo muitos desistir bem antes da hora.

Como fazer trocas inteligentes e ter uma alimentação saudável

Comece aos poucos

Nada de se radical. Ninguém, ou pelo menos, quase ninguém, vive só de frutas e verduras. Você deve sim ir mudando algumas coisas aos poucos. Por exemplo, comece a comer de 3 em 3 horas. Isso acelera o metabolismo ajudando a eliminar calorias e ainda impede você de ficar horas sem comer e acabar atacando uma torta de chocolate.

Fazendo as substituições

Já ouviram o ditado “de grão em grão a galinha enche o papo”? Pois bem, a ideia aqui é mais ou menos essa. Substituir alguns itens do cardápio é essencial para começar a ter uma dieta mais saudável e ainda perder uns quilos. Veja algumas boas alternativas que são fáceis de fazer:

Como fazer trocas inteligentes e ter uma alimentação saudável

  • Chocolate ao leite por chocolate meio amargo ou amargo, ficando sempre atento ao real teor de cacau nesse alimento;
  • Açúcar industrializado por mel ou açúcar mascavo. A vantagem do mel é que ele tem muito antioxidante, já o mascavo possui boas doses de ferro. O melhor é consumir um pouco dos dois;
  • Biscoitos podem dar lugar às frutas e ainda são mais baratas. Opte pelas frutas da estação. Por exemplo, morangos são muito mais baratos no inverno;
  • Troque o leite integral pelo semidesnatado ou desnatado no qual o teor de gordura é quase 0%;
  • O refrigerante e o suco industrializado são facilmente substituídos pelos sucos. Tem muita gente que toma suco de caixinha achando que está sendo mais saudável do que escolher um refrigerante. Esses sucos são cheios de radicais livres, substâncias que aceleram o envelhecimento celular e podem levar ao câncer;
  • Muita gente gosta de tomar achocolatado em pó, tanto adultos quanto crianças. Ele é cheio de açúcar e não vai deixar você perder essa gordura localizada. Troque-o por cacau em pó ou alfarroba. O sabor dos dois é mais amargo, mas para disfarçar o gosto faça vitaminas com frutas e acrescente um pouco de mel se achar necessário;

Como fazer trocas inteligentes e ter uma alimentação saudável

Descubra os vários benefícios do cacau em pó.

  • Carboidratos simples pelos integrais. Padarias e supermercados já estão cheios de produtos integrais nas prateleiras. Um bom exemplo é o arroz e o pão de todo dia que fazem uma diferença enorme na balança depois de um mês;

Aprenda a diversificar o cardápio

É comum que deixemos a vida saudável de lado por pura preguiça, mas isso não pode acontecer se você quer realmente mudar seu estilo de vida. É muito fácil enjoar de comer fruta em todos os lanches, chocolate amargo de sobremesa depois do almoço. Tudo isso cansa.

Mas, para quase tudo nessa vida há uma solução. Existem diversas receitas que podem ser facilmente modificadas e se tornarem mais lights com algumas pequenas mudanças. A internet está repleta de receitas que ajudam a emagrecer.

Como fazer trocas inteligentes e ter uma alimentação saudável

Você pode fazer massa de panqueca integral usando farinha de trigo integral no lugar da farinha branca, ou mesmo, a farinha de aveia em flocos finos. O açúcar pode ser trocado pelo demerara, uma versão do açúcar comum sem aditivos químicos ou pelo açúcar de coco. O óleo ou manteiga comum também podem ser trocados por óleo de coco e margarina light.

Quase tudo nessa vida só depende de nós. Precisamos parar de arranjar desculpas e colocar a mão na massa, sair da nossa zona de conforto. Tenha paciência e, acima de tudo, perseverança. É aos poucos que as coisas vão dando certo.


Uma resposta para “Como fazer trocas inteligentes e ter uma alimentação saudável”

  1. Fonseca disse:

    Recomendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *