Tudo sobre o suplemento ZMA

U Marcos A.    t 31 de março de 2015


O ZMA é um complemento composto de micronutrientes como o zinco, magnésio é a vitamina B6. Esse suplemento possui a quantidade ideal por dia desses nutrientes suficiente para suprir um adulto. Além de ser um grande aliado na musculação, ele ainda aumenta a imunidade.

Saiba se você pode e deve tomar suplementos.

Sobre os nutrientes do ZMA

Zinco

O zinco é uma substância ativadora e como tal, participa de várias etapas do metabolismo. Uma das suas funções é a produção de enzimas digestivas, ideais para degradar a proteína e fazer com que ela seja absorvida pelo corpo e também, ajudam a neutralizar a ação negativa dos radicais livres.

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Não é incomum encontrar pessoas que sofrem com a deficiência desse mineral. Um destaque vai para o grupo de pessoas que praticam exercícios físicos de alta intensidade. Isso acontece porque esse mineral faz parte de vários processos que geram energia nos músculos.

Magnésio

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Ele atua nos impulsos nervosos e são necessários na fenda sináptica para passar informações como as de relaxamento e contração muscular. O magnésio é um nutriente essencial quando o assunto é prevenção de cãibras. Também ajuda na formação de energia dentro do ciclo de ATP.

Vitamina B6

Essa vitamina atua, diretamente, no metabolismo dos aminoácidos. Também participa de processos metabólicos no fígado atuando em conjunto com a enzima TGP que produz energia muscular com a ajuda do piruvato.

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Também tem grande importância para o sono já que atua com os neurotransmissores responsáveis por essa área. O sono é de fundamental importância para aqueles que desejam desenvolver massa muscular. É durante o descanso que o hormônio do crescimento trabalha ajudando no anabolismo.

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Outro benefício que a vitamina B oferece para quem pratica musculação é o fato de gerar energia através da quebra de glicogênio muscular. Assim, mais glicose é disponibilizada para que seja utilizada pelo músculo durante os exercícios.

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Outros benefícios do ZMA

Ação diurética

Tanto o magnésio como a vitamina B6 atuam como reguladores naturais dos líquidos encontrados no sistema linfático. Pessoas que sofrem com retenção hídrica podem se beneficiar aumentando as doses diárias desses nutrientes.

Aliado do cérebro

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Tanto o zinco quanto o magnésio são muito utilizados pelo organismo e por isso é comum encontrar pessoas que possuem deficiência desses sais minerais. Eles trabalham como ótimos antioxidantes para o cérebro e ajudam na concentração e no reflexo. Já a vitamina B6 potencializa as funções desse órgão.

Relaxamento muscular

Quem sofre com dores de cabeça geradas por tensão muscular, bruxismo e outros problemas tensionais pode encontrar uma solução para esses problemas ingerindo mais magnésio e vitamina B6. O funcionamento do intestino também apresenta melhora quando em contato com esses nutrientes.

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ZMA – Como e quanto consumir?

O ZMA não deve ser ingerido em conjunto ou momento próximo de iogurtes, leite, queijos e outros alimentos que são fonte de cálcio. Esse suplemento só deve ser ingerido depois do indivíduo ser orientado por um nutrólogo ou nutricionista. Além disso, é necessário tomar o comprimido com, pelo menos, 200 ml de água.

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Quanto a quantidade diária, alguns exames são necessários para saber se você possui algum déficit desses nutrientes e de quanto será a suplementação. Tudo é baseado na dose diária padrão que é de:

  • Zinco: 40 mg;
  • Magnésio: 350 ml;
  • Vitamina B6: para adultos até 50 anos a quantidade recomendada é de 1,3 mg e após essa idade, o ideal é consumir 1,7 mg por dia;

Efeitos colaterais do ZMA

Algumas podem sentir mais sono do que de costume já que esses nutrientes potencializam o trabalho dos indutores do sono e também promovem o relaxamento muscular. O excesso dessas substâncias podem gerar vômito, náuseas e diarreias por causa de uma irritação no intestino.


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