Vale a pena retirar o sódio da dieta?

U Marcos A.    t 16 de abril de 2015


Alimentos congelados, comida enlatada e todos aqueles itens de supermercado que vêm embalados contém grande quantidade de sódio. Essa substância é necessária para manter a comida com qualidade por mais tempo evitando grande perda de lucro para as empresas.

Veja as vantagens de seguir a Dieta Dash.

As pessoas estão retirando tudo de suas dietas: glúten, lactose, sódio, entre outras substâncias porque está sacramentado que todas elas podem causar um mal terrível à saúde. Nisso há uma meia verdade e ninguém comenta da parte em que se coloca como uma mentira: o sódio é muito importante para quem está buscando hipertrofia muscular.

Vale a pena retirar o sódio da dieta?

Função do sódio

Apesar de todo esse terrorismo, o sódio é um mineral muito importante para o bom funcionamento das funções orgânicas como:

  • equilíbrio do pH;
  • impulsos nervosos;
  • ritmo cardíaco;
  • contração muscular;
  • equilíbrio dos líquidos orgânicos;

Voltando ao ensino médio, lembram da bomba de sódio e potássio? Ela participa do transporte ativo levando nutrientes para regiões de menor concentração para as de maior. Assim, o ambiente extracelular estará com mais sódio, enquanto que o intracelular, com mais potássio. Essa diferença de potencial elétrico é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo.

Vale a pena retirar o sódio da dieta?

Mas, o que isso tem a ver?

É bem simples. Se a bomba de sódio e potássio ajuda no transporte de nutrientes ela é imprescindível para o processo de recuperação muscular. As bebidas energéticas utilizadas pelos atletas possuem altas quantidades de sódio, cloreto e potássio, substâncias chamadas de eletrólitos.

Além do mais, o sódio também atua na transmissão de impulsos nervosos necessários para a realização da contração muscular. Assim, o sódio não auxilia apenas no processo de recuperação muscular como também durante os exercícios. Mas isso não quer dizer que você pode usá-lo de maneira indiscriminada.

Vale a pena retirar o sódio da dieta?

O sódio não faz mal?

Sódio em excesso (assim como qualquer nutriente) pode causar muitos problemas no organismo. Segundo a OMS a quantidade ideal de sódio por dia é de 2,4 g, o equivalente a 6 g de sal por dia. Uma quantidade maior que essa pode prejudicar os sistemas cardíaco e renal.

Veja como os alimentos com grande quantidade de sódio podem fazer mal à saúde.

Assim, o ideal é procurar um profissional que adequará a sua dieta ao que você precisa. Provavelmente, a quantidade de sódio que um atleta precisa por dia é maior se comparado à quantidade de uma pessoa comum. Portanto, consultar alguém para te dizer onde encontrará as porções ideais é o melhor a se fazer.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *