Veja as inúmeras vantagens de consumir arroz preto

U Marcos A.    t 22 de novembro de 2015


O arroz já é um alimento bastante brasileiro e é possível encontrá-lo dos mais diversos tipos, cores e sabores. Apesar do feijão preto já ser bem popular aqui no país, o arroz preto ainda é bastante estranho à muita gente, porém guarda uma vasta gama de nutrientes.

Aprenda a fazer trocas mais inteligentes e saudáveis na alimentação.

De forma mais redonda, com menor tamanho do grão e sabor mais acentuado, o arroz preto, de origem mediterrânea, vem ganhando as mesas brasileiras cada vez mais. Ele é uma ótima opção para quem quer criar músculos pois oferece 30% mais fibras e 20% mais proteínas quando comparado ao arroz branco. Também tem um teor menor de gordura que o tipo integral.

Veja as inúmeras vantagens de consumir arroz preto

Benefícios do arroz preto

Propriedade antioxidante

Quem já ouviu falar em alimentos antioxidantes sabe das maravilhas que eles podem fazer pela nossa saúde. A maioria dos alimentos está cheia de radicais livres, substâncias que, em excesso, são tóxicas para o nosso organismo e podem desencadear todos os tipos de doenças, inclusive as mais graves e incuráveis como o câncer.

Ajuda no emagrecimento

Como o arroz preto apresenta maior número de fibras ele ajuda a oferecer maior saciedade durante as refeições e retardando a vontade de comer novamente. Além disso, por ter muitas fibras ele não permite o pico de insulina evitando assim que o carboidrato seja armazenado na forma de gordura.

Veja as inúmeras vantagens de consumir arroz preto

Existe uma recomendação diária para o consumo de fibras: 25 g para as mulheres e 30 g para os homens. 250 g de arroz preto consegue oferecer 4,8 g de fibras. Uma dose bem generosa durante o dia.

Veja como o farelo de aveia pode ser uma ótima opção para quem quer perder peso.

O Sabor do arroz preto

Uma das características do arroz preto é o sabor mais adocicado. Excelente para aqueles que gostam da mistura do salgado com um pouco de doce. O gosto é bastante parecido com o da castanha, ou seja, é bastante saboroso e com isso permite combinações diversas durante as refeições.

Arroz preto x arroz integral

São tantas as opções no mercado, principalmente agora, com uma onda de alimentação saudável, que você pode ficar um pouco perdido na hora das compras. Mas, não transforme esse benefício da escolha em um problema. Cada arroz tem uma sua vantagem e de qualquer forma é mais uma opção para variar o cardápio e o paladar.

Veja as inúmeras vantagens de consumir arroz preto

Quantidade de calorias do arroz preto

Em 100 g de arroz integral encontramos 360 calorias, enquanto que no preto temos 346. Essa diferença de 16 calorias pode não parecer muita coisa quando visto de maneira pontual. Mas pense nisso no longo prazo. Por exemplo, em 1 mês são, nada mais, nada menos que 480 calorias a mais na sua refeição e que vai direto para aquela gordura localizada.

Quantidade de fibras do arroz preto

Você deve estar pensando que por ser integral, esse tipo de arroz contém mais fibras não é mesmo? Pois se enganou. O arroz preto em 100 g oferece 8,4 g de fibras enquanto que o integral apresenta 4,8 g. Essas 3,6 g ou quase 50% de diferença ajudam a facilitar o trânsito intestinal ainda mais.

Veja as inúmeras vantagens de consumir arroz preto

Magnésio

Esse mineral se destaca por ajudar a aumentar a fixação do cálcio nos ossos reduzindo o número de fraturas e as chances de desenvolver osteoporose e outras doenças ósseas. Em 100 g de arroz preto temos 190 mg contra os 110 mg do arroz integral. Aqui, o arroz preto também sai na frente.

Como preparar o arroz preto

Apesar de ter mais fibras, ele não demora mais tempo no preparo. Em apenas 20 minutos ele já fica pronto para ser servido. O arroz preto deve ser preparado da mesma forma que se prepara o arroz comum. Sem segredos e sem demora.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *