Você conhece os benefícios da Osteopatia?

U Fabíola Cunha    t 6 de dezembro de 2016


A osteopatia vem ganhando cada vez mais espaço nos tratamentos não convencionais para problemas como hérnia de disco, nevralgias, dores lombares, lesões crônicas na coluna e membros.

osteopatia

Esse método é uma forma de medicina manual sem uso de medicamentos e não-invasiva que focaliza a saúde geral do corpo a partir do tratamento e fortalecimento da estrutura musculoesquelética, incluindo as juntas, musculatura e coluna. O objetivo é afetar de forma positiva os sistemas, linfático, circulatório e nervoso.

osteopatia

Esta terapia é uma abordagem holística para a saúde. Osteopatas não se concentram simplesmente em tratar a área do problema, mas usam técnicas manuais para balancear todos os sistemas do corpo, promovendo bem-estar geral.

osteopatia

A Osteopatia foi estabelecida como prática pelo médico Andrew Taylor Still, no fim do século 19, nos Estados Unidos. O uso das mãos em técnicas tinha como objetivo melhorar a circulação e corrigir a biomecânica sem o uso de remédios.

Muito mais que ossos e músculos

osteopatia

Os osteopatas tratam mais do que você imagina: dores na cabeça, costas, pescoço e pés, nervo ciático, lesões por esforço repetitivo; também pacientes asmáticos, com artrite, problemas digestivos, síndrome do túnel-carpo, problemas posturais. Eles também podem tratar pessoas que sofreram acidentes de trabalho, em casa ou enquanto praticavam esportes.

osteopatia

A filosofia da Osteopatia é o que a diferencia de outras disciplinas médicas. O princípio é baseado em todas as partes do corpo funcionando juntas de forma integrada. Se uma parte do corpo está restrita, então o resto do corpo vai se adaptar para compensar, o que gera inflamação, dor, enrijecimento e outros problemas.

Quando o corpo está livre de restrições de movimento, o tratamento osteopático auxilia o corpo a diminuir a dor, reduzir o stress e melhorar a mobilidade – o que dá ao corpo a chance de curar a si mesmo.

A Osteopatia é um curso universitário de cinco anos – no Brasil é considerada uma especialidade da Fisioterapia.

Aproveite e confira também nosso artigo especial sobre os melhores exercícios para fortalecimento muscular.

Osteopatia x Quiropraxia

Embora eles tratam tipos semelhantes de doenças, os tratamentos osteopáticos têm foco na manipulação mais abrangente de todas as articulações em uma área problemática. Já a quiropraxia é mais específica e focado em uma área menor e em uma região particular. Ambas as profissões usam algumas técnicas que podem ser mais suaves ou mais intensas.


Deixe uma resposta