Você sabe quanto açúcar há nas frutas que consome?

U Fabíola Cunha    t 1 de agosto de 2016


Morangos, bananas, laranjas, kiwi…frutas são consideradas um opção super-saudável para o lanche, mas enquanto as fibras e outros nutrientes que elas contêm são parte importante de qualquer dieta, muitas podem conter grandes quantidades de açúcar.

açúcar

E açúcar em excesso, independente de onde venha, pode ter muitos efeitos negativos. Sim, mesmo o que vem da fruta. Isso significa que você deve parar de consumi-las? Não! Apenas prestar atenção no consumo de açúcar vindo das frutas.

frutas

Um estudo da American Heart Association aponta como recomendação quanto à quantidade de açúcar 26 gramas para mulheres e 36 gramas para homens – por dia. E para homens e mulheres entre 19 e 30 anos, a recomendação é de duas xícaras de frutas por dia. Mas se você escolher bananas, por exemplo, essas duas xícaras já atingem o máximo de açúcar diário recomendado para homens: 36g.

Então, além de calorias extras, o que o excesso de açúcar pode causar? Danos aos dentes, ganho de peso, aumento dos triglicérides (que implicam em doenças cardíacas e colesterol alto). Alguns estudos sugerem que frutose, o tipo principal de açúcar encontrado nas frutas, pode ser até mesmo mais prejudicial que outros tipos de açúcar. Frutose já foi ligada ao aumento de gordura abdominal, metabolismo lento e ganho de peso geral.

Tradicionalmente, uma dieta rica em frutas e vegetais é associada à prevenção do ganho de peso, quando comparada a uma dieta com muitas fibras, mas de outros alimentos. Apesar das frutas poderem apresentar três vezes mais calorias que os vegetais, elas ainda são relativamente baixas em calorias, especialmente se considerarmos que a quantidade alta de água e fibras delas promovem uma sensação de saciedade.

Veja abaixo as quantidades de açúcar encontradas em uma xícara dessas frutas bastante comuns:

Morango: 7 g

frutas

Maçã: 13g

frutas

Abacaxi: 16g

frutas

Laranja: 17g

frutas

Banana: 18g

frutas

Uvas: 23g

açucar


Deixe uma resposta