Você sabe treinar com intensidade máxima?

U Marcos A.    t 17 de março de 2015


Você chega na academia faz 30 minutos de aeróbico, depois parte para a musculação. Coloca as maiores cargas possíveis para executar o movimento, descansa entre 30 e 40 minutos entre as séries e por fim, ainda faz mais 30 minutos de exercícios aeróbicos e depois de quase duas horas praticando atividade física você volta para casa satisfeito. Mas será que isso é fazer um treino com intensidade máxima?

Saiba porque a variação de estímulo é importante na hora do treino.

A maioria das pessoas não sabe o que é fazer um treino com intensidade máxima. Uns acham que é levantar o maior número de pesos possíveis, outros acham que é sair da academia quase desmaiando de tanto cansaço e outros acreditem que para se ter um treino de alta intensidade deve-se unir os dois fatores anteriores.

Você sabe treinar com intensidade máxima?

Infelizmente, as pessoas não conseguem unir todos os fatores como potência, resistência, aproveitamento muscular máximo entre outros em um único treino. E a musculação é um esporte no qual é preciso dar o máximo, 100% de si, ou então os resultados não serão bons o suficiente.

Existem métodos para treinar com alta intensidade?

Não existe um fórmula ou uma regra que sirva para todos de maneira indistinta. Como cada um responde de uma forma a um tipo de treinamento, é preciso seguir um treino com intensidade máxima que esteja de acordo com os seus objetivos. Depois de um plano traçado inciam-se as tentativas para saber qual a carga máxima que esse indivíduo suporta considerante outros diversos fatores.

Você sabe treinar com intensidade máxima?

Quando se fala em um treino de intensidade máxima estamos falando de equilíbrio. Pense bem, de que adianta colocar todos os pesos da academia no aparelho e não realizar a execução de maneira correta? Também não adianta ter uma execução perfeita com uma carga que não causará estímulo muscular. O tempo de treino também é relativo. Fazer pouco não é bom, mas passar tempo depois treinando pode piorar a situação.

Dicas importantes para treinar com intensidade máxima

Preparo anterior

Antes de começar o treino você deve se preparar tanto fisicamente quanto psicologicamente. Você deve estar pronto para se concentrar no treino e o seu corpo deve ser mantido hidratado e ter recebido a alimentação correta antes do treino. Preste atenção na sua saúde. Não vá malhar caso esteja resfriado, com algum processo inflamatório e outros.

Você sabe treinar com intensidade máxima?

Esqueça os números pré-estabelecidos

O ideal é que, durante as repetições, o seu músculo encontre o ponto da falha máxima (ou seja, você não conseguirá fazer mais uma repetição) dentro das médias que já estão estabelecidas. Por exemplo, se o seu treino conta com 4 séries de 8 repetições a sua falha máxima deve estar dentro desse número. Caso não esteja, você tem outras médias para adequar o seu treino.

Não desista nas últimas repetições

Você sabe treinar com intensidade máxima?

É por isso que o preparo psicológico é importante antes de iniciar o treinamento. Todo mundo tem vontade de desistir naquelas repetições finais e é justamente nelas que está o segredo. Se você quer treinar com intensidade máxima vá até o final.

Descanso entre as séries

A academia não é o ambiente para bater papo com os amigos a menos que você já tenha terminado o seu treino. Respeite o tempo de intervalo entre as séries sempre mantendo o equilíbrio. Assim, uma média que já foi confirmada em estudos é de 30 a 40 segundos de intervalo para iniciar uma série nova.

Você sabe treinar com intensidade máxima?

Conclusão

Como se pode ver, treinar com intensidade máxima requer a observação de diversos fatores e analisar o equilíbrio entre eles. Se ficar muito confuso para você anote tudo num papel. Na hora de fazer a séries, ano o número de repetições que você teve que fazer até chegar na falha para ter isso em mãos no próximo treino. Pare de perder tempo na academia e leve os treinos a sério.


Uma resposta para “Você sabe treinar com intensidade máxima?”

  1. Ana Paula disse:

    Boa tarde! estou um ano s/malhar e vou voltar a todo vapor, faço musculação e gostaria d algumas dicas p/um treino bm c/uma alimentação prática, pois trabalho. Conto c/ajuda d vcs. ???? obg….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *