Você se preocupa com a higiene dos aparelhos de musculação?

U Fabíola Cunha    t 27 de agosto de 2016


Pense bem: quantas pessoas frequentam a mesma academia que você, todos os dias? Em uma hora de musculação, com quantas pessoas você alterna seu aparelho para pernas, braços, glúteos, costas? Um dos fatores mais importantes em uma academia de musculação, que muitos esquecem de dar atenção, é a higiene dos aparelhos e itens usados na malhação.

higiene

Muitas academias deixam, próximo aos aparelhos, sprays de álcool e papel toalha, para que o próprio usuário faça a limpeza antes e depois de utilizar o local. Mesmo assim, é preciso checar se a empresa está fazendo a higienização do local pelo menos três vezes ao dia.

Entre os riscos trazidos pela falta de limpeza, estão contrair doenças de pele, micoses e até mesmo candidíase (infecção por fungo nas mucosas e pele).

Veja também nosso artigo sobre quanto tempo leva para aparecer os efeitos da musculação.

Proteção extra na hora da musculação

higiene

Além de fazer a higienização dos assentos, barras, puxadores, anilhas, kettlebells, etc. você pode se proteger com o vestuário. Dê preferência às calças compridas, meias mais longas (não às sapatilhas) e camisetas de manga. Por mais que você esteja sentindo orgulho da barriga sarada, deixar a região das costas desprotegida, em contato com o suor alheio, pode ser um pedido por micoses.

higiene

Lave as mãos com sabão após terminar sua rotina de exercícios e use álcool gel, se possível. Ao beber água, entre uma série e outra, evite tocar a boca ou o bico da garrafinha.

Na hora de limpar os aparelhos, não use a mesma toalha que você usa para enxugar seu suor. Dê preferência ao papel toalha (que na melhor das hipóteses deve ser fornecido pela academia) e jamais use as mãos para secar o assento ou encosto!

higiene

Nem é preciso dizer que, ao chegar em casa, o banho não é só para refrescar, mas para eliminar qualquer contaminação. Use sabonete e esponja. Não reutilize sua roupa úmida de suor e deixe o tênis arejando em local ventilado, para secar.

Deixe seu comentário abaixo sobre como você cuida da higiene dentro da academia!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *