Academia na Quarentena – O que considerar?

Ir na academia na quarentena não é a melhor das recomendações. Por mais que elas estejam abertas e funcionando, não significa que você deva ir. E, ao mesmo tempo, não significa que se você for, não deve se cuidar.

O problema que estamos enfrentando neste momento, é grave. Simplesmente pelo fato de ser invisível, não significa que não existe. E justamente por isso, você precisa não só se cuidar, como também, cuidar dos outros.

Já escrevemos aqui como fazer exercícios na quarentena. Você pode usar sua própria casa para isso. Basta um tapete no chão, uma musiquinha para motivação e um espaço para que você possa fazer seus treinos.

Esta ainda é a melhor das recomendações. Mas, se mesmo assim você decidir ir até sua academia, daremos algumas dicas práticas e úteis para manter a segurança e saúde. Vamos lá?

academia na quarentena
Mulher fazendo treino protegida durante a quarentena – Foto: Freepik

Academia na quarentena – Ir ou não ir?

Esta é a dúvida que circunda muita gente. A verdade é que cada um é dono do seu próprio destino. Porém, muitas vezes isto pode interferir diretamente na saúde e segurança do próximo.

Neste caso específico que estamos vivendo, o vírus não escolhe a quem irá infectar. E uma pessoa saudável pode estar infectada e não saber. O que é um perigo, pois ela poderá sentir-se bem, sair de casa e, mesmo assim, infectar outras pessoas.

E como você bem sabe, as academias são ambientes em que fluídos corporais mais são exalados. Seja pelo suor, seja pela respiração acelerada ou mesmo pela fala. Então, tomar os cuidados devidos para poder se exercitar é muito importante. Veja abaixo algumas dicas.

O bom senso é o que conta – Vá em horários alternativos

O primeiro passo, obviamente, é ter bom senso. O vírus existe. E você precisa aceitar isso, se cuidar e cuidar do próximo. Por isso, evite horários “nobres”. Se possível, vá treinar em horários alternativos. Quanto menos pessoas na academia, melhor.

É muito provável, inclusive, que o próprio estabelecimento crie regras de entrada e saída de alunos. Quanto mais controlado o ambiente for, melhor. Veja aqui algumas dicas de motivação na academia para não perder o foco durante a quarentena.

academia na quarentena
Garota treinando durante a quarentena – Foto: Freepik

Cuide-se e cuide dos outros: utilize máscara e luvas

Usar luvas e máscaras é essencial. Este tipo de equipamento de proteção não é 100% seguro, mas ajuda a conter uma boa parte da propagação do vírus. Ou seja, tudo que você puder fazer para evitar o contágio e a proliferação, faça. Mesmo que isso signifique um resultado pequeno na prática.

Exija álcool gel para limpeza dos equipamentos – ou leve o seu próprio

A academia precisa ter álcool em gel. Caso contrário, este não é um ambiente propício para você estar. Então, antes dos treinos, exija uma garrafinha para poder passar nas mãos após cada exercício. E também, é fundamental a academia ter álcool para poder limpar os equipamentos após cada uso. Manter a higiene é importante.

Se a academia não tiver, uma dica é levar o seu próprio frasco de álcool gel. Quanto mais protegido e precavido você estiver, melhor.

academia na quarentena
Garota treinando durante a quarentena – Foto: Freepik

Mantenha distância de outros alunos e não compartilhe equipamentos simultaneamente

E por último, mantenha distância das pessoas. Caso você não possa ir em um horário alternativo, em que não há muita gente, evite o contato próximo e a divisão de aparelhos simultaneamente.

Isto não só dificultará a propagação do vírus, como criará um ambiente psicologicamente mais tranquilo.

Mas, novamente: se possível, treine em casa. Evite ir para academia na quarentena e encontrar multidões. Uma boa dica de treino, é o treino HIIT. Ele é curto e pode ser feito sem muita estrutura profissional.

Cuide-se!

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui