Agachamento livre: Entenda os benefícios e como praticar

PUBLICIDADE

O agachamento livre é mais completo do que muita gente imagina. As pessoas acreditam erroneamente que esse exercício serve apenas para aumentar o bumbum e as coxas. E também os associam preconceituosamente apenas as mulheres.

Mas o agachamento livre é indicado tanto para homens quanto para mulheres. Nesse artigo você confere os benefícios e descobre como fazer o agachamento livre corretamente.

O que é o Agachamento livre

Agachamento Livre

O agachamento é uma atividade que é natural do ser humano. Você certamente já viu seu sobrinho, filho ou um priminho agachando naturalmente e com muita facilidade quando criança.

Porém a maioria das pessoas vai perdendo isso com o passar dos anos. A maioria dos idosos, principalmente os que não levaram uma vida saudável, apresentam dificuldade para realizar esse exercício.

Isso porque com a redução dos agachamentos ao longo da vida, a pessoa vai perdendo massa muscular, estabilidade e força. Claro que não apenas por não fazer agachamentos, mas por outros fatores. Realizar agachamento livre dentro da rotina de exercícios no entanto, ajuda a combater a perda disso tudo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como se comportar na academia com 4 dicas de etiqueta

Quais os benefícios do Agachamento livre

Agachamento Livre

São vários os benefícios do agachamento livre. Não apenas para as mulheres, mas também para os homens. Se você quer se exercitar melhor e buscar emagrecer, tonificar os músculos ou crescer, esse é o exercício certo para incluir na sua rotina.

Entre os benefícios estão:

  • Hipertrofia

Fazer agachamento livre está ligado à produção de testosterona, que ajuda a aumentar os músculos, alcançando a hipertrofia. Mulheres que querem crescer mantendo traços delicados, não precisam se preocupar, não é como se você estivesse injetando hormônios. É algo natural e saudável.

  • Emagrecimento

Quem diria? Mas é verdade, praticar agachamento livre ajuda a queimar calorias.

  • Exercitar todos os músculos

Sim, esse exercício ajuda a exercitar todos os músculos. Mesmo o abdômen, braços e costas que não são muito ligados no imaginário das pessoas a esse exercício.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre treino rápido para perder peso

Como começar o Agachamento livre

Agachamento Livre

É importante lembrar que antes de tudo você deve ter acompanhamento médico e se certificar de que também tem um bom acompanhamento na academia em que você treina. Por um bom profissional de educação de física.

O agachamento livre é realizado com barra e peso. Porém para começar você deve fazer sem esse aparelho. A fim de pegar a prática e aprender a fazer corretamente primeiro.

Antes de tudo se certifique de manter os pés e joelhos abertos na largura dos seus ombros e a coluna reta ao descer dobrando os joelhos. Seus joelhos não devem passar da linha dos pés. E o bumbum fica empinado mesmo.

Lembre-se de contrair os músculos do abdômen e de controlar a respiração. Depois de aprender a fazer corretamente você deve incluir a barra para maximizar os efeitos do exercício.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o conceito de sedentário e como sair do sedentarismo

Comece com 3 sessões de 10 repetições cada. Depois você deve aumentar gradativamente, assim como deve ir fazendo o agachamento mais profundo. Ou seja, descendo mais sem negligenciar a postura. Se sentir dores na coluna ou no peito deve parar e entrar em contato com o seu médico.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui