O que mais você vai encontrar nas academias são pessoas que se dizem detentoras do saber porque praticam musculação a não sei quantos anos. Quando você fizer a sua matrícula na academia também durante o tempo em que estiver treinando procure informação.

Saiba quais são todos os benefícios do agachamento. Aproveite também para conhecer nossa matéria sobre o agachamento livre.

Mas, a informação deve vir de fontes confiáveis como um bom profissional ou, se você não pode pagar por um, procure pelos artigos científicos na internet de revistas confiáveis e de renome. Malhar da mesma forma que o amigo malha só porque ele teve resultados ser irresponsável com a própria saúde.calça legging cintura alta

Mas, porque tudo isso? Porque existem muitos mitos que ainda não espalhados e perpetuados por muitos nas academias. Um deles é se o agachamento profundo, aquele no qual a flexão do joelho vai muito além de 90°, pode ou não ser feita. A resposta é sim, ele pode ser feito. Porém, é preciso ter o máximo de cuidado com esse tipo de movimento, pois as estruturas do nosso corpo não foram feitas para ele.

Quais malefícios o agachamento profundo pode causar?

Em primeiro lugar, uma patologia muito comum e que pode ser causada por esse tipo de movimento é a condromalácia patelar. A patela, que é o principalmente osso componente do joelho, é revertido por cartilagem. É ela que ajuda nos movimentos de extensão e flexão do joelho, mantendo o equilíbrio e evitando que a patela acabe saindo do lugar. Esse conjunto cartilaginoso permite o deslizamento normal da patela durante os movimentos.gym

A condromalácia ocorre quando essa cartilagem que envolve a patela começa a ficar mais “frouxa” permitindo que a patela saia do seu local. Há vários sinais e sintomas: estralos e creptações na articulação durante os movimentos de flexão e extensão, dor quando se passa muito tempo sentado, dificuldade para descer ou subir escadas, região mais sensível em dias frios e pode ocorrer fraqueza muscular, o que pode causar quedas.

As mulheres têm maior chance de adquirir a doença por terem o ângulo Q maior que o dos homens. Esse ângulo é formado pelo quadríceps e segue até o tendão da patela. Quanto maior o quadril, maior o ângulo Q.

Outro problema que pode ser causado por um movimento de agachamento profundo mais feito é o aumento das forças de cisalhamento com o aumento da tensão do tendão patelar. Essa força aumenta de acordo com a angulação. Por exemplo, descendo até 50°, essas forças ainda não conseguem atuar, porém, a partir disso, ela já aparece.

Aprenda a melhorar o seu treino de agachamento.Agachamento profundo: pode ou não pode?

Mas, até 90° a força de cisalhamento não consegue provocar nenhum tipo de lesão quando o exercício é bem executado. Por ser um movimento repetitivo e com carga, esse exercício pode causar uma tendinite do tendão patelar e em casos mais graves, até mesmo a ruptura do ligamento cruzado anterior.

Como fazer agachamento profundo da maneira correta

Como havia dito no início desse texto, é possível sim fazer agachamento profundo sem lesionar os joelhos. Para isso é preciso seguir alguns princípios e realizar o movimento prestando atenção em alguns detalhes que fazem toda diferença. Vamos a eles:agachamento

  1. Modere nas cargas: para os iniciantes, o movimento deve ser feito sem nenhuma carga. Primeiro, é preciso fortalecer a musculatura e para tanto, é necessário fazer tudo de maneira gradual.
  2. Fortaleça cadeia posterior: já percebeu que quando você faz o agachamento profundo, os glúteos e a parte posterior das coxas ficam mais ativadas? Pois bem, isso acontece porque são esses músculos (isquiotibiais, formados pelo semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral) que estabilizam a patela durante o movimento. Essa dica vai, principalmente, para quem sofre com encurtamento da cadeia posterior. Esse grupo deve se preocupar ainda mais com o fortalecimento dessa musculatura.
  3. Pés na linha dos ombros: com o alinhamento dos pés na distância correta entre eles evita-se que haja o desgaste de um joelho em relação ao outro. A carga do exercício fica igualmente dividida.
  4. Use tênis mais duro: se você pratica corrida e vai malhar com o mesmo tênis, ou você está prejudicando a musculação ou a corrida porque os calçados não podem ser iguais. O tênis para quem corre deve ser mais maleável e ter um bom sistema de amortecimento. O problema é que isso causa instabilidade nos joelhos durante o exercício de carga e, portanto, o calçado deve ser mais duro.

Conclusãoagachamento

Se você deseja iniciar os seus exercícios de agachamento profundo comece sem carga. Se sentir que está leve demais, então adicione os pesos. Outra dica é começar usando o smith e não a barra livre que causa maior instabilidade. Fazendo o movimento da maneira correta e sem exageros, o seu agachamento profundo será excelente.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui