Me engana que eu gosto! No rótulo, a promessa de baixo teor de gorduras. Porém, esses alimentos “milagrosos” capricham em outros elementos prejudiciais.
O que muitas pessoas já entenderam é que não adianta cortar gorduras ou consumir alimentos gordurosos sem gordura…é preciso procurar as gorduras “boas”, que ajudam, por exemplo, o organismo a absorver beta-caroteno e licopeno (ambos antioxidantes dos tomates, cenoura e pimentas).
Veja uma lista dos alimentos que mais prometem do que cumprem:
Iogurte
Os iogurtes com baixo teor de gordura contém, cores artificiais, aromatizantes e estabilizantes e, o pior, mais açúcar para torná-lo mais saboroso e visualmente agradável.
Bacon turco
Com a promessa de ter menos gorduras e calorias que o bacon comum, esse tipo de bacon na verdade não entrega muito do que promete. Ambos são carnes processadas com alto teor de sódio e nitritos, ligados a problemas cardíacos. Uma porção de bacon turco contém 3 gramas de gordura, enquanto uma porção de bacon comum contém 3,5 g…
Muffins e similares
Infelizmente as versões com menos gordura não são muito melhores que as “cheias” de gordura. O problema está no açúcar, que muitas vezes entra no rótulo como carboidrato. Isso sem falar em sódio e aditivos para dar mais sabor. Muitas vezes fazer os muffins ou cupcakes em casa, com ingredientes mais naturais, como o cacau em pó 100% puro, é melhor para a saúde do que comprar o item em supermercados.
Salada
Salada? Sim, mas o vilão aqui é o molho. Os inocentes sachêzinhos de molho são industrializados e, novamente, contêm muito açúcar, sódio e aditivos para compensar a promessa de baixo teor de gordura. Além disso, têm rótulos muito pequenos…
Em casa é possível fazer um molho com vinagre balsâmico e óleo, castanhas ou sementes. Abacates contêm a boa gordura e podem ser usados amassados com vinagre e azeite.
Pasta de amendoim
Duas colheres de sopa de pasta de amendoim comum contêm 210 calorias. Duas colheres da pasta sem gordura? 200 calorias. O problema é o mesmo: o açúcar adicionado para compensara retirada de gordura no sabor e na textura.
Granola
Apesar de aveia e frutas secas parecerem saudáveis, a granola pode ser traiçoeira. Sendo normal ou com baixo teor de gordura, ela pode conter xarope de açúcar mascavo, que dá aquele visual bonito e crocante ao alimento. Com tanto açúcar no sangue, o mais provável é que você sinta fome bem antes do que deveria.
E então? Gostou da seleção? O que você costuma consumir com baixo teor de gordura? Deixe seu comentário abaixo! Quer saber mais sobre a relação entre gordura e açúcar? Leia nossa matéria sobre equilíbrio de nutrientes: açúcar e gordura!
Ótima postagem!
Me identifiquei muito, principalmente a partir do momento que passei a seguir uma dieta com baixo teor de carboidratos.
Antes sempre buscava alimentos com menos gorduras e mais carboidratos, mas depois fui vendo que acabava sendo vítima: afinal, a gordura é muitas vezes substituída por açúcar em suas diversas formas.
Atualmente prefiro basear minha alimentação mais comida de verdade, como legumes, verduras, frutas, carnes, ovos.
Assim fica muito mais fácil evitar os artifícios da indústria.
Continue com as ótimas postagens,
Forte abraço,
Roney