A asma pode ser um problema para a vida de muitos, principalmente para aqueles que praticam esportes e precisam manter a saúde em dias, principalmente do sistema cardiorrespiratório. A patologia é um tipo de inflamação crônica que reduz a abertura das vias aéreas, dificultando a passagem de ar para os pulmões. Qualquer pequeno evento pode desencadear a crise asmática, mas você pode melhorar o bom desempenho do seu pulmão com os alimentos corretos.
Fontes de vitamina D
Quem sofre com a crise asmática precisa tomar alguns medicamentos como os corticoides. Eles, por sua vez, reduzem a absorção de vitamina D no organismo e o que isso tem a ver com a asma? Quando os níveis desse nutriente estão abaixo do considerado adequado, os brônquios aumentam a sua massa muscular, o que dificulta a entrada de ar nos pulmões e alvéolos. As melhores fontes dessa vitamina estão no ovo, salmão, fígado e outros.
Confira também as nossas dicas de alimentos que ajudam a perder barriga.
Um broncodilatador eficaz
A broncodilatação é o que acontece com as vias aéreas quando elas estavam fechadas e começam a se abrir. Muitos broncodilatadores são utilizados em medicamentos para pessoas que sofrem com crise asmática. Ele pode ser inalado ou ingerido via oral. O que eles têm em comum? A presença de um mineral que chamamos de magnésio. Consumir alimentos como leguminosas, oleaginosas, frutos do mar e folhas verdes vai deixar o seu arsenal de magnésio em dias.
Alimentos de cor amarela e vermelha
Esses alimentos coloridos são ricas fontes de vitamina A, que ajuda na regeneração do tecido respiratório quando ele é lesionado. Esse nutriente também ajuda na regulação da produção de muco, uma substância, que com a ajuda do movimento ciliar presente no interior do pulmão, ajuda a limpar o órgão, eliminando ameaças como vírus e bactérias.
Muita vitamina C
Não confunda gripe com crise asmática porque uma coisa não tem nada a ver com a outra, apesar de que a vitamina C pode ajudar no tratamento das duas. Primeiro, esse nutriente consegue regular de maneira mais eficaz a liberação de histamina um dos precursores da crise e segundo, quem tem essa patologia possui deficiência dessa vitamina. Os alimentos que contém essa substância já são bem conhecidos como a acerola, o limão, a laranja e o kiwi.
Ômega 3 para ajudar nas defesas
Além de ser excelente para diversas funcionalidades do corpo, o ômega 3 também reduz a produção de uma substância chamada prostaglandinas, que possuem ação vasoconstritora, ou seja, reduzem o diâmetro dos brônquios, um dos sinais da crise asmática. Também é um excelente antioxidante, o que ajuda a combater os radicais livres resultantes do processo inflamatório. Os peixes de água fria, a linhaça, canola e gérmen de trigo são alimentos ricos em ômega 3.