É comum consumirmos alimentos que tiram energia do nosso corpo. E ficamos reclamando de indisposição e cansaço, quando estamos ingerindo tudo o que empurra nosso organismo para isso.
Nesse artigo você encontra 7 tipos de alimentos que tiram energia, e uma dica de um hábito que às vezes se torna comum, e você deve abolir da rotina. Assim você pode evitar tudo o que vai te deixar mais indisposto e cansado.
Energéticos
Os energéticos são é uma bebida que retira energia. Mesmo vendidos como algo que dá energia. Por isso muita gente pode discordar, acontece que essa bebida funciona a curto prazo. Assim quando o efeito passa o nível de açúcar no sangue baixa ainda mais, deixando a pessoa cansada.
Carne vermelha
Carne vermelha demora muito a ser ingerida, por isso deixa o corpo pesado e causa sensação de cansaço. Quanto mais for consumida mais indisposta a pessoa fica. Por isso ingerir carne vermelha em excesso ou antes de fazer exercícios não é indicado.
Frituras
Frituras são alimentos que tiram energia por possuir gorduras ruins. São gorduras saturadas, trans e interesterificadas. Elas dificultam a digestão dos alimentos pelo organismo humano. Assim os nutrientes chegam mais lentamente a corrente sanguínea, fornecendo menos energia.
Assim como a carne vermelha, as frituras são pesadas e por demorar a serem digeridas deixam o corpo com aquela sensação de fadiga e indisposição.
Açúcar
Assim como os energéticos o açúcar também aumenta a energia rapidamente. Depois a energia também baixa rapidamente. Assim após o pico de energia você vai se sentir indisposto e até com sono.
É indicado que se retire o açúcar da alimentação, pois além de fazer parte dos alimentos que tiram energia, ele também vicia. Vale a pena trocar o açúcar por mel, por exemplo, ou outras opções, o que você se adaptar melhor. Como açúcar de coco, stevia ou taumatina.
Álcool
O consumo do álcool é prejudicial à saúde, isso não é novidade. O que acontece é que muita gente não percebe como o álcool retira energia do organismo. Ele sobrecarrega o fígado, impedindo o bom funcionamento, dificultando a eliminação de toxinas do corpo.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como deixar o sedentarismo
O álcool dificulta que o corpo absorva bem o complexo de vitamina B, que ajuda no processo de geração de energia. Isso causa a sensação de cansaço e até sono que se sente depois de ingerir álcool em excesso.
Refrigerantes e sucos industrializados
Refrigerantes e sucos industrializados também são alimentos que tiram energia. Os refrigerantes são bebidas sem nutrientes, são apenas um monte de calorias com açúcar e engordantes. Eles não dão energia.
Assim como os sucos industrializados, que não tem fibras nem antioxidantes. Eles contem frutose e muito açúcar, mesmo o sem açúcar não tem a maioria dos nutrientes que são encontrados nas frutas. Por isso optar por sucos naturais é a melhor opção.
Massas
Muitos dos carboidratos de massas e até em pães se transformam rapidamente em açúcar no organismo humano. Assim eles aumentam a energia momentaneamente e logo depois causam sensação de exaustação e sono.
As massas também tem o mesmo efeito da carne vermelha pesando no organismo e causando cansaço e indisposição. Principalmente quando esses alimentos são ingeridos em excesso.
Dicas
Alguns dos alimentos citados acima vale a pena cortar de vez, mas a maioria dos iniciantes acabam desistindo no meio do caminho. Então é possível que você que quer melhorar sua alimentação continua tomando um chop no fim de semana com os amigos sem exagerar.
Ou comendo aquela lasanha na casa dos parentes, vale a pena no entanto, manter um dia a dia mais saudável. E evitar exageros mesmo nos dias de folga. Evite pelo menos no cotidiano os alimentos que retiram energia.
Pular refeições também faz mal para a sua disposição, não são apenas alimentos que tiram a energia. Comer mal, ou deixar de almoçar, por exemplo, pode acabar com a sua disposição pelo resto do dia.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como aprender a apreciar as marmitas
É muito comum em dias corridos e estressantes, acabarmos pulando alguma refeição. Por isso tente manter uma alimentação equilibrada e saudável e faça também todas as refeições. Levar marmita e até lanches para a empresa ajuda muito a evitar essas situações.