Alimentos saudáveis para se preparar para o verão

0

Cuidar do corpo e da saúde é muito importante. E como já diz o ditado “Você é o que você come”, para ter uma boa saúde e qualidade de vida é preciso saber o que você coloca dentro do seu corpo e quais os benefícios do alimento para ele. Só que existem algumas épocas do ano que precisam de maior atenção da nossa parte como no verão.

Por ser uma época do ano em que há muito calor, é preciso fazer algumas modificações na alimentação. Além disso, verão pede praia, piscina ou um bom banho de cachoeira e logo você pensa em estar com o corpo em dias para não passar vergonha. Veja qual a melhor maneira de preparar o seu corpo para o verão com uma alimentação saudável.

Alimentos saudáveis para se preparar para o verão

Saiba como aliar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos.

Em quais alimentos investir

Lembre-se que cuidar para que o corpo fique em forma é um processo demorado e que exige certos sacrifícios. Começar a praticar uma atividade física é essencial para o sucesso do seu projeto, mas cuidar da alimentação corresponde a cerca de 80 a 90% de um corpo bonito e, acima de tudo, saudável.

Se livre das celulites

Não tem para onde correr, todo mundo tem celulite, principalmente as mulheres, que possuem uma porcentagem maior de gordura no corpo em relação ao homem. Aliado a isso, muitos de nós têm uma alimentação desregrada com abuso de refrigerantes, carboidratos, álcool e frituras. Tudo isso propicia o aparecimento das temidas celulites.

Alimentos saudáveis para se preparar para o verão

Mas só reclamar não vai fazer com que elas desapareçam. Você pode começar as mudanças desde agora, substituindo alimentos ruins por outros que fazem bem para a saúde. Por exemplo, evite alimentos gordurosos pois além de formar a gordura localizada, ele ainda causa a inflamação dos tecidos. Essa inflamação provoca a formação de edema, que por sua vez, é uma das causadoras da celulite.

Procure investir em alimentos que são ricos em vitamina C. Apesar da laranja e do limão serem famosas por conter o nutriente em questão, a acerola consegue ser muito mais rica em vitamina C que as demais frutas. Essa vitamina é um componente importante para a formação de colágeno, uma proteína que faz parte do tecido conjuntivo proporcionando maior firmeza à pele e também fortalece tendões e ligamentos.

Alimentos saudáveis para se preparar para o verão

Invista nas fibras

Os alimentos que possuem mais fibras, de forma natural, são as frutas, as hortaliças e os legumes. Além de possuíram grande quantidade de diversas vitaminas essenciais para o nosso corpo, esses alimentos ajudam a dar maior saciedade e regulam o intestino.

As fibras conseguem proporcionar maior saciedade por um longo período. Você passa a comer menos e não sente fome. Além disso, existem alguns tipos de fibras, como a pectina, que elas reduzem a absorção de gordura pelo nosso organismo. A gordura dos alimentos “grudam” nelas e vão embora com o bolo fecal sem serem absorvidas.

Alimentos saudáveis para se preparar para o verão

Outras opções de alimentos com fibras são os integrais como pães, massas e biscoitos. O ideal seria retirar estes alimentos da dieta já que possuem grandes quantidades de glúten (substância que favorece à inflamação do nosso corpo). Mas, você pode substituí-los pela sua versão integral que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue evitando a formação dos picos de insulina e assim, ocorre um menor depósito de gordura na região abdominal.

Veja qual é a relação entre a insulina e a gordura abdominal.

Alimentos termogênicos

Que tal deixar a queima de gordura mais rápida? É justamente para isso que você deve acrescentar alimentos termogênicos à sua dieta. Alguns itens como café, pimenta, gengibre e chá verde são bons secadores de gordura. Você também pode recorrer aos termogênicos sintéticos, aqueles que são encontrados em cápsulas.

Alimentos saudáveis para se preparar para o verão

Porém, é preciso tomar uma série de cuidados antes de adicionar esses alimentos à dieta. Primeiro, é preciso consultar um médico. Os termogênicos aceleram o metabolismo como um todo, incluindo o aumento da frequência cardíaca e a maior velocidade da corrente sanguínea através do vasos. Se você tiver algum problema cardíaco ou vascular, pode ter um sério problema de saúde como o AVC ou infarto do miocárdio.

Saiba quem pode e quem não pode tomar termogênicos e outros cuidados.

Procure um profissional

Vai começar uma dieta e não sabe por onde começar? Você pode iniciar marcando uma consulta com o nutrólogo. Esse médico especialista é o responsável por medir as taxas dos nutrientes no nosso corpo. Feito isso, você pode procurar um nutricionista para sanar esses déficits e pedir uma dieta de acordo com as suas necessidades.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui