Se você gosta de fazer receitas lights e está sempre em busca de coisas diferentes para incrementar o cardápio, certamente já ouviu falar do smoothie. Essa bebida caiu no gosto das pessoas e é uma mistura de frutas com vários ingredientes como sorvetes, iogurtes e outros. Três características do smoothie: ingredientes frescos, gelados e deve ter a consistência de um milkshake.
Essa bebida consegue apresentar inúmeras vantagens. Primeiro de tudo, ela é extremamente nutritiva haja vista ser cheia de frutas o que torna um smoothie uma verdadeira bomba de vitaminas de todos os tipos em uma só bebida. Para ter essa consistência mais grossa, o segredo é que as frutas estejam congeladas ou então bater o smoothie com iogurte, de preferência desnatado.
Veja como fazer o seu smoothie proteico
Com a correria do dia a dia e aina ter que cuidar da alimentação e dos treinos, pode ficar complicado comer de forma saudável. Os smoothies são um ótima pedida, especialmente quando podemos incrementá-los com proteínas, deixando-os muito mais funcionais. Veja os passos principais para ter um smoothie proteico perfeito.
Saiba escolher o líquido principal
O primeiro passo para fazer o smoothie é acrescentar primeiro a parte líquida no liquidificador. Isso porque o Whey Protein pode grudar no fundo evitando que você tenha o trabalho de mexer com a colher depois. Entre os líquidos mais indicados estão: o leite ou iogurte desnatado, os chás ou sucos.
Descubra todos os benefícios que o iogurte consegue oferecer para a sua saúde.
Tenha um pouco de bom senso na hora de escolher a consistência dos ingredientes. Por exemplo, se o seu líquido base for o iogurte, você pode colocar frutas mais líquidas como a melancia, uvas e outras frutas que têm muita água. Porém, caso você escolha um chá, as frutas mais adequadas são as que têm mais polpa como a manga, a banana e outras. Assim, você terá o smoothie com uma boa viscosidade.
Está na hora de adicionar o suplemento proteico
Existem os mais variados tipos de proteínas em pó: de longa absorção, de média ou rápida absorção, temos a proteína do arroz, da ervilha, do ovo, do leite e por aí vai. Procure um suplemento que além de ter um gosto agradável seja de qualidade. Tente casar o sabor do suplemento com boas combinações de frutas. Uma outra opção para quem não quer usar o suplemento, é usar tofu ou iogurte.
Acrescente verduras e hortaliças
Não há nada de errado em colocar verduras em seu smoothie, muito pelo contrário. Você ganhará um bom aporte nutricional, além de uma boa quantidade de fibras solúveis e insolúveis que ajudam a melhorar a digestão. Além disso, esses alimentos oferecem diversos minerais, vitaminas, possuem ação antioxidante e outros benefícios.
Hora das frutas
É nesse ponto que você vai adicionar muito sabor, cor e nutrientes ao seu smoothie. As frutas também são uma boa pedida para aqueles que não gostam muito de verduras e folhas. Portanto, aproveite! Elas fornecem todo o tipo de nutrientes, inclusive boas gorduras como é o caso do abacate.
Outros ingredientes
Não há uma delimitação na hora de preparar o smoothie. Esses passos acima são os ingredientes mais básicos que você sempre encontrará nas receitas, mas outros podem e devem ser acrescentados. Como é o caso, por exemplo, das oleaginosas que oferecem boas gorduras e um sabor delicioso. Você também pode usar a manteiga delas ou mesmo a famosa pasta de amendoim que pode ser encontrada enriquecida com proteína.
Mas, caso você queira um smoothie puramente líquido, é possível substituir as oleaginosas por seus respectivos óleos como o amêndoas, de macadâmia ou outros óleos como o de coco. Outra boa pedida é fazer o leite de castanhas ou amêndoas para ser a parte líquida principal da sua bebida.
Provavelmente, utilizar algum tipo de adoçante não será necessário já que as frutas são boas fontes de carboidratos. Porém, se você ainda prefere a bebida um pouco mais adocicada dê preferência por adoçantes naturais como o mel ou açúcar mascavo. Mas você pode utilizar o seu adoçante químico de costume.