O pior inimigo de quem está tentando emagrecer e ter mais saúde, na maioria das vezes, é a própria pessoa. Chegar em casa, depois de uma série enorme de exercícios, e se enfiar de cabeça em um pote de sorvete é não dar valor ao próprio esforço. Você sabe que está acima do peso, que isso está prejudicando a sua saúde, mas, ainda assim, vai a um rodízio de pizza com os amigos num sábado a noite e depois vem o sentimento de culpa, tarde demais.
O que é a tal autossabotagem?
Esse é um dos piores comportamentos que qualquer um de nós podemos adotar. A autossabotagem é aquilo que fazemos repetidamente mesmo sabendo que é algo destrutivo para nós. Colocamos a culpa em fatores externos e depois nos sentimos um fracasso por não ter resistido quando devíamos. Depois de algum tempo isso torna-se um ciclo vicioso, pois, nos acostumamos com a sensação de culpa e empurramos a situação com a barriga.
Conseguimos até reconhecer o que está certo e o que está errado e saber o que podemos ou não fazer, mas isso não é o bastante. Mesmo sabendo exatamente qual o comportamento que devemos deixar de lado continuamos insistindo em algo que não trará nada além de tristeza e sentimento de fracasso. A melhor alternativa para deixar para trás esse comportamento é fazer terapia.
Dica: Leia também nosso artigo especial sobre a dieta dukan.
Na maioria das vezes, o problema não está no agora, no presente, e sim, no passado. Fazer terapia para tentar descobri o que te leva a esse comportamento destrutivo pode sanar a grande maioria dos seus problemas. Finalmente você vai conseguir seguir uma dieta até o final ou ir todos os dias para a academia sem arranjar nenhum tipo de desculpa esfarrapada para isso.
Dicas que vão te ajudar nessa jornada
Obstáculos vão aparecer para impedir que você concretize o seu planejamento, mas não desista. Comprometa-se a não desistir no primeiro empecilho que aparecer, diga a você mesmo que pode e vai seguir em frente. Outra coisa que pode ajudar é tornar o seu trabalho e compromisso público.
Existem pessoas que fazem blogs contando o que comem, o treino que fizeram na academia, mostram os resultados e as batalhas que conseguiram vencer. Você pode fazer tudo isso e, além de perder peso e ficar com o corpo em dias, ainda pode ficar muito famoso. Tem muita gente por aí que acabou fazendo do blog ou site um emprego muito rentável.
Uma outra maneira de conseguir desviar de pensamentos que estão prestes a levar você a cometer um desastre é ocupar a mente. Quando bater aquela vontade quase incontrolável de ligar para um fast food e pedir um grande sanduíche, tente assistir a um filme, ler um livro, ligar para um amigo. Mudar o foco dos pensamentos pode ajudar e muito nessa batalha da qual você sairá vencedor.