Avaliação física: 3 razões para fazer ou refazer a sua

Você sabe o que é a avaliação física? Muita gente resolve se exercitar e nem sabe o que a tal avaliação significa. Aí acaba passando longe dela e por consequência pode desenvolver problemas de saúde.

Quem se exercita ou quer começar pensa em saúde e em bons resultados. A avaliação física vai te ajudar a alcançar isso. Vamos falar nesse artigo um pouco mais sobre o assunto. E te dar 3 boas razões para fazer ou refazer sua avaliação.

Saúde

gym

Você busca por saúde quando decide se exercitar. A avaliação física vai estudar, entre outras coisas, sua capacidade muscular, cardíaca e respiratória. Por isso essa avaliação vai descobrir fatores de risco e se o seu corpo consegue mesmo ou não realizar determinadas atividades.

Essa avaliação, portanto, vai te ajudar a entender seu corpo e saber se você precisa perder peso. Como você pode fazer isso e aprender sobre o que seu corpo é capaz e como ele pode evoluir.

Fazer um treino adequado

gym

Todo esse estudo sobre o seu histórico de atividades e sobre o seu corpo vai te ajudar a descobrir como fazer um treino adequado para você. Claro que você não vai descobrir isso sozinho. O educador físico e o médico que cuidarem de você vão descobrir e te orientar sobre como você pode se exercitar.

Descobrindo as melhores atividades para o seu biotipo. Levando em consideração também como o seu corpo reage e consegue se adaptar a tais exercícios. Ajudando você a alcançar seus objetivos e evitando lesões e outros problemas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre treino rápido para perder peso

Melhorar seu desempenho

gym

Quem quer melhorar o desempenho na academia ou em outros exercícios como esportes. Não só pode como deve refazer sua avaliação física. Presumindo que você já fez uma quando começou a se exercitar.

Essa avaliação física vai ajudar a acompanhar a sua evolução. Assim ajudando você a melhorar seu desempenho nas suas atividades. Além de tudo isso você evita lesões e também passa a tratar melhor as lesões que possivelmente já tenham acontecido.

Confira também nosso artigo sobre como quem pratica atividade física vive mais

Fases da avaliação física

  • Anamnese

g

Avaliação da sua saúde e condição física. Estudo do seu histórico e também diagnóstico de doenças, inclusive hereditárias.

  • Avaliação antropométrica

Serão mesuradas as medidas de todo o seu corpo. Não apenas peso e altura. Mas também medidas de circunferências dos braços, coxas, quadril e todo o resto.

  • Avaliação postural

Esse momento avalia desvios de postura e padrões anatômicos. A postura é muito importante para o sistema articular e muscular.

  • Avaliação nutricional

Assim como sempre é falado, ingestão correta de nutrientes e bom equilíbrio alimentar é uma das chaves mais importantes para a boa saúde. E também para ter bons resultados nas atividades físicas.

  • Avaliação cineantropométrica

Nessa parte são avaliados testes físicos, força, resistência, agilidade e outras coisas.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui