Calistenia: Entenda o que é e como fazer

U Milena Costa    t 22 de maio de 2018


Você sabe o que é Calistenia? Já praticou? Nesse artigo você aprende sobre esse tipo de treino. Saiba o que é, origens, como praticar e muito mais. Não são apenas os exercícios, entenda como descobrir o melhor para o seu corpo.

Nesse artigo você além de aprender sobre esse tipo de treino descobre dicas para iniciantes e quem pode fazê-lo. É ideal que como em qualquer outro tipo de atividade física, se respeite os limites de cada um. Descubra nesse artigo se esse treino é para você.

calistenia

O que é Calistenia

A Calistenia é um tipo de exercício funcional. A característica desse tipo de treino é usar o próprio peso do corpo e não aparelhos. Esses exercícios usando o peso do corpo trabalham os músculos de forma a construir massa muscular.

O termo calistenia vem de Kallistenés, o termo grego significa “cheio de vigor”, e tinha a ver com o equilíbrio entre físico, mental e espiritual.  Era um equilíbrio que os gregos buscavam entre essas qualidades.

Depois a Calistenia se desenvolveu para um tipo de ginástica, que foi muito relacionada ao gênero feminino. Chegando a ser ensinada como educação feminina na Alemanha. Depois a atividade se popularizou e os movimentos eram executados rapidamente ao som de música.

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Benefícios

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Confira agora alguns dos benefícios de treinar Calistenia e talvez ganhe mais interesse pela prática.

  • Tonifica o corpo

Os exercícios são ótimos para tonificar e fortalecer a musculatura. Não se engane, também é possível ganhar massa muscular mesmo sem os pesos da academia.

  • Emagrece

Como você gasta energia e movimenta todo o corpo, essa prática ajuda no emagrecimento.

  • Não é preciso academia

Quem não pode pagar pela academia ou quer praticar fora dela. Os principais lugares para praticar calistenia são parques e praças. Não é preciso academia, mas quem quiser pode praticar nela.

  • Ajuda no cotidiano

É um treino funcional que trabalha o corpo e ajuda no seu desempenho em atividades cotidianas.

  • Sintonia corporal

Os exercícios de calistenia trabalham todo o corpo não se limitando a uma região. Ou seja, seu corpo vai trabalhar totalmente em sintonia.

  • Metabolismo

Esse tipo de exercício ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo.

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Exercícios

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São alguns dos exercícios do treino de calistenia os citados abaixo. Provavelmente alguns você já conhece.

  • Barra

Esse exercício exige mais dos adutores e extensores dos ombros.

  • Agachamentos

Fortalecem os membros inferiores e possuem variações. São muito conhecidos.

  • Abdominais

Os abdominais também são famosos. Ajudam na definição abdominal.

  • Prancha

A prancha trabalha o corpo todo. Fortalecendo braços, pernas e região abdominal.

  • Bandeira humana

É um exercício mais avançado e fortalece os oblíquos internos e externos, além da musculatura da coluna.

  • Barra com unilateral

Flexores do cotovelo, extensores e adutores dos ombros são trabalhados. Além da musculatura da cintura escapular.

Iniciantes

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Correr, Pular corda, abdominais, agachamento e prancha são bons exercícios para quem está começando. É preciso se adaptar e aprender a se acostumar com os exercícios. Evoluindo pouco a pouco.

Uma dica é procurar um amigo ou alguém que pratique calistenia e possa te orientar. Por ser praticado em parques e praças você pode encontrar alguém que pratique perto de você. Podendo encontrar grupos e até orientação profissional.

Uma dica importante é que antes da pratica de qualquer atividade física, se procure um médico. Para quem está com problemas em articulações, dores ou lesões ainda não curadas pode não ser indicado.

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Alimentação

Horários das refeições

A alimentação para quem quer fazer atividade física é basicamente a mesma. O que muda é a quantidade ingerida. Claro que quem quer emagrecer deve gastar mais calorias do que consome. Quem quer ganhar massa muscular deve consumir calorias saudáveis e se exercitar para aumentar a massa magra.

Na calistenia não é diferente. Você deve evitar açúcares, frituras e muitos industrializados. Focando em uma alimentação rica em vegetais, carnes magras, cortes magros e alimentos saudáveis. A quantidade vai variar de acordo com seu objetivo.

Lembrando que se você emagrecer ainda precisa dar combustível para o seu corpo aguentar essa atividade. Então nada de exagerar nas atividades e não se alimentar direito.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como organizar os horários das refeições 

Orientação Profissional

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Como foi dito em um dos tópicos acima. É legal procurar orientação de um profissional. Pode ser um problema realizar essas atividades sem nenhuma supervisão, principalmente os exercícios mais avançados. Então se você puder contratar um profissional é bom para evitar lesões.


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