Exercitar ombros e trapézio é um dos maiores focos do treino masculino pois dá maior volume ao tronco na sua parte superior deixando a impressão de tórax mais largo. Por isso que o volume e a densidade são tão trabalhados nessas musculaturas. O foco aqui é o músculo trapézio que também participa de vários outros exercícios.
Aprenda a fazer um bom treino para a parte superior das costas.
Mas, porque o título é sobre encolhimento de ombros? Porque esse é um dos exercícios que ajuda no desenvolvimento do trapézio, porém não é muito comum de ser visto nas academias. As pessoas acham o movimento estranho, chegando até mesmo a fazer piadas sobre ele.
Como fazer o encolhimento de ombros corretamente
Na verdade, ele é um movimento bem simples de ser feito, mas é preciso ficar atento aos detalhes porque, se feito de maneira errada, o exercício pode aumentar as chances de lesão nos ombros. Além disso, o trapézio faz parte de diversos movimentos como no treino de dorsais, rotação superior e adução das escápulas, movimentação da cabeça e também das escápulas.
Aqui, nós estamos tratando no encolhimento de ombros por ser um movimento que atinge de forma mais específica o trapézio, trabalho esse músculo de forma mais intensa. Veja a seguir como deve ser feita a execução desse exercício de forma correta:
- Fique de pé, segurando a carga ao lado do corpo, com os joelhos levemente fletidos;
- Leve os ombros em direção a orelha sem fazer nenhum tipo de movimento com a cabeça;
- Se você movimentar a cabeça ou o pescoço vai tirar o foco no exercício do trapézio;
Algumas variações
Como qualquer outro exercício, o encolhimento de ombros oferece algumas variações. Por exemplo, se por acaso o peso por segurado à frente ou atrás do corpo, o trapézio superior será o mais trabalhado. Da mesma forma, como no supino, pensamos que esse movimento tira a ação das fibras do trapézio, mas estamos enganados. Certamente, alguma porção dele é sim solicitada.
O encolhimento de ombros é necessário
Por ser um exercício específico, ele deve ser utilizado nos treinos, mas não precisa ser de forma intensa. Como já foi citado mais acima, o trapézio é solicitado por vários outros movimentos e por isso está em constante atividade durante os treinos. Porém, se você já fez o seu circuito com movimentos que exigem bastante desse músculo, não há necessidade de fazer outro específico. Até porque isso pode gerar sobrecarga e provocar uma lesão.
Bom dia,
Eu queria muito malhar, pq ainda to muito magro, não gostei,
queria ficar forte..como eu faço? vou malhar mes que vem.