Aprenda Como Melhorar a Caminhada

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Caminhar é um dos melhores exercícios para a saúde. Dá para fazer dentro de casa assistindo a um filme ou fora dela, em lugares onde a natureza é uma ótima companhia como um bosque ou uma praia. É um exercício simples de ser feito, mas que também exige alguns cuidados como o tempo correto, a quantidade de vezes por semana, o calçado adequado, entre outros. É preciso ficar atendo, afinal de contas, já que você se disponibilizou a colocar as pernas para andar, melhor fazer valer a pena.

Tempo e frequência da caminhadaCaminhada

Caminhar de 20 a 60 minutos por dia e, pelo menos, 3 vezes por semana é o bastante para conseguir inúmeros benefícios desse exercício físico. Melhora a circulação, o funcionamento do intestino, consegue reduzir os riscos do diabetes, diminui as taxas de colesterol, melhora a qualidade do sono e ainda reduz a depressão, o estresse e a ansiedade.

Perdendo peso com a caminhadaAquecimento

Por mais que a caminhada não queime tantas calorias como a corrida, vale a pena apostar nela, pois é um excelente exercício aeróbico. Ela consegue movimentar todo o corpo e em uma hora de atividade é possível eliminar até 250 calorias. E esse número ainda pode subir bastante se houver uma mudança de hábitos alimentares em conjunto com a caminhada.

Tonificando a musculaturaaerobico

Além dos vários benefícios que a caminhada trás para a nossa saúde, ela também é capaz de melhorar a musculatura. Ela oferece maior oxigenação e por consequência, maior aporte de nutrientes. Os músculos ficam mais tonificados e definidos, seja andando num ambiente plano ou subindo uma ladeira. A única diferença será o músculo mais solicitado para cada lugar, mas a coluna e os músculos do core serão recrutados todo o tempo.

Caminhada na esteira ou na rua?Efeito Rebote

Foto: FreepikEssa é a dúvida de muitas pessoas. Mas, fazer caminhada na esteira ou na rua tem seus prós e contras. Se a intenção é queimar o máximo de calorias que conseguir, então a caminhada na rua será mais satisfatória. Mas, na esteira, a segurança é maior, pois ela oferece sistema de amortecimento e é possível obter o controle da distância percorrida, o tempo e a quantidade de calorias que foi gasta. Além disso, caminhar na rua oferece maiores riscos de lesões por causa de buracos e outros obstáculos que podem ser encontrados no caminho.

Temos também uma matéria especial voltada somente para este assunto, caminhar na rua ou na esteira.

Alimentação e hidrataçãogym

Uma coisa que se deve ter em mãos durante uma caminhada é uma garrafa de água e o ideal é tomar 30 ml a cada 20 minutos de exercício. A alimentação deve ser leve como um suco com fruta, ou melhor ainda, se você puder ingerir carboidratos complexos cerca de 20 a 30 minutos antes de começar o exercício. Esse tipo de nutriente consegue ofertar glicose na corrente sanguínea de forma gradativa, assim, as chances de ter uma hipoglicemia são mínimas.

Vestuário ideal para caminhada

Nada de usar roupas muito justas e de tecido grosso, pois isso prejudica a circulação e a transpiração, fazendo com o que corpo esquente muito rápido e isso pode trazer consequências graves. O tênis deve ter um bom sistema de amortecimento e, o ideal, é que ele não fique muito apertado no pé. O tecido do calçado deve ser poroso para que os pés também possam transpirar, já que é a parte do corpo que mais produz suor e se não houver um bom sistema de ventilação, os fungos podem começar a aparecer.lesão

A caminhada não precisa ser algo chato, sem graça e um fardo a ser seguido. Você pode deixar tudo mais confortável. Planeje uma trilha sonora, procure alternar os lugares por onde costuma passar para não ficar enjoado de ir sempre pelo mesmo caminho. Procure uma companhia que pode ser um amigo ou até mesmo o seu cão, que com certeza vai adorar passear um pouco. Nunca se esqueça de passar protetor solar e evitar os horários de maior intensidade de calor.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Estou caminhando 1h e 15 minutos , fazendo um percurso entre 7, 100 KM e 8,200 KM . Mesmo tendo feito caminhada faço esteira e musculação na academia , já que tenho o proposito de correr 5KM. Diante disto as informações foram importante para mim.

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