Há uma razão pela qual banheiros químicos são colocados em locais onde ocorrem corridas de rua, maratonas e eventos do tipo: muitos corredores querem e precisam esvaziar o intestino antes de correr quilômetros seguidos.
Parece desagradável falar nisso? Pois essa é uma preocupação muito válida – durante uma corrida longa, ser surpreendido com cólica, gases e a vontade propriamente dita de usar o banheiro – pode acabar com meses de treino e esforço disciplinado.
Os movimentos que os corredores fazem, movendo pernas, contraindo e descontraindo músculos pélvicos, faz com que o cólon – porção final do intestino – também se movimente, o que pode induzir a uma dor de barriga.
Então o que fazer para que o intestino funcione antes de uma corrida, não durante?
Beber café
Um xícara de café forte na alimentação pré-corrida pode ajudar o intestino a despertar e tem efeito laxativo para muitas pessoas. Um chá feito de gengibre ralado, suco de um limão, 1 colher de chá de mel e 1 colher de sobremesa de óleo de coco pode ajudar aqueles que não gostam ou não podem tomar café.
Aproveite e confira também nosso artigo sobre a memória muscular.
Dê tempo ao tempo
Longas filas para usar o banheiro químico antes da corrida ou simplesmente acordar em cima da hora são problemas a serem evitados. Acorde mais cedo, tome o café da manhã com tempo para aquela ida ao banheiro satisfatória. Uma hora a menos de sono é bem mais vantajoso que uma inesperada urgência no meio da pista.
Tome café da manhã
Fazer uma refeição matinal, com o estômago – afinal, você estava dormindo – é o suficiente para estimular o reflexo gastrocólico: o movimento peristáltico do intestino como consequência da entrada de alimento no sistema digestório.
Nada de laxantes
Por mais suaves ou naturais que sejam, os laxantes podem causar cólica ou funcionar…demais. O efeito pode ser uma contínua necessidade de ir ao banheiro, durante todo o dia, ao invés de apenas uma vez, como esperado – e necessário. Especialmente em pessoas que nunca usam esse tipo de remédio.
Alongue-se e relaxe
Alongar os músculos das pernas, abdome e costas faz com que o intestino acorde. Aquecimento leve também tem esse efeito – nada de tentar 20 polichinelos ou pranchas intensas.
Faça o teste antes
Planeja tomar suco de ameixas, de couve ou comer mais fibras na noite anterior a uma grande corrida? Teste esses truques semanas antes, afinal, ninguém quer ser surpreendido pela eficiência dessas combinações de alimentos no dia da corrida. Dê chance para o corpo se ajustar.
Quais são seus hábitos para manter o intestino regulado e não ser surpreendido durante uma corrida? Deixe seu comentário abaixo!