As nossas células adiposas vão aumentando de quantidade conforme vamos ficando mais velhos. Sabe aquele bebê gordinho e fofinho que parece só ter gordura? Ele tem uma quantidade muito pequena de adipócitos se comparada com um adulto.
Veja essas dicas para perder barriga rapidamente.
Dos 4 aos 5 anos de idade até a puberdade, meninas e meninos aumentam de forma praticamente igual o número de células adiposas. Quando chegam na adolescência, as meninas tendem a produzir um maior número dessas células por conta do hormônio feminino estrógeno.
Enquanto as mulheres possuem cerca de 40 milhões de células adiposas, os homens possuem, em média, 10 milhões a menos. Após a adolescência esses valores não mudam praticamente em nada e permanecem pelo resto da vida. Em contrapartida, as crianças e pré-adolescentes obesos conseguem desenvolver cerca de 60 bilhões de células adiposas. Isso predispõe o indivíduo a ser um obeso na vida adulta.
O número é sempre o mesmo
Infelizmente não existe uma redução do número de células adiposas, que fica sempre entre 30 e 40 milhões. O que pode ocorrer é um aumento ou redução dessa célula, ou seja, ela pode ficar “murcha” ou “inchada”.
O que acontece durante as dietas
Creio que a maioria sabe o que acontece quando fazemos uma dieta com restrição de calorias de forma exagerada: perdemos peso lentamente. Sabem porque? Temos um hormônio conhecido por T4 que é transformado no fígado em T3. Este último é metabolicamente ativo, tanto que é conhecido como o “agente gastador”.
Quando deixamos de comer a primeira coisa que o nosso organismo faz é transformar T4 em T3 em menor quantidade. Acontece que o nosso corpo sempre vai querer poupar energia em situações extremas como na falta de comida. Assim, ele passa a gastar menos energia do que em situações normais.
Veja também como economizar o seu dinheiro na dieta.
Porque surge o efeito sanfona?
Tenha em mente que o nosso corpo sempre tenderá a voltar para um estado anterior. Assim, mesmo que você tenha hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios, quando parar de fazer isso, as suas células adiposas estarão tentando retornar ao estado anterior, ou seja, tentarão ser preenchidas.
Ou seja, quem é obeso e perde peso tem uma probabilidade muito maior de engordar do que um indivíduo considerado magro. Para se manter o peso adequado é preciso criar uma memória que demora cerca de 3 anos para se estabelecer. Desta forma, só depois de passados 3 anos é que o seu corpo entenderá que aquele é o seu corpo e esquecer dos dias de gordura.