Você já ouviu falar num alimento chamado mangarataia? Não? Pois saiba que provavelmente você já deve ter comido algum prato que continha-o. O nome mais popular e conhecido dele é gengibre. Uma raiz típica do continente asiático e que é muito usada não apenas na culinária como também na medicina.
Já ouviu falar em chá branco? Veja quais são os seus benefícios.
Os chás têm sido um grande aliado na guerra contra a balança além de oferecer benefícios incalculáveis a nossa saúde. O chá de gengibre tem ganhado muito destaque, mas será que ele realmente ajuda na perda de peso ou é apenas mais um mito dos adoradores de chás?
Quais os benefícios do chá de gengibre?
O gengibre pode ser utilizado in natura ou em forma de chá. Muitas pessoas quando estão gripadas ou com inflamação na garganta costumam mastigar o gengibre cru por ele ser um excelente anti-inflamatório apesar do seu gosto bastante forte. Veja quais são os outros benefícios dessa raiz:
- Ajuda a emagrecer: assim como a pimenta, o chá verde e a cafeína, o gengibre também é um alimento termogênico, ou seja, aumenta o metabolismo do corpo consumo mais energia e por consequência, mais gordura e carboidratos.
- Bom digestivo: ele relaxa o sistema gastrointestinal e estimula o processo normal da digestão. Por isso ele é muito utilizado para enjoos, gases e problemas de má digestão como a sensação de “inchaço” e azia.
- Melhora o sistema imune: um dos fatores do gengibre ser bom no combate de gripes e resfriados refere-se ao fato dele fortalecer as nossas defesas, aumentando as barreiras do sistema imunológico.
- Antioxidante: os antioxidantes são muito comuns em alimentos termogênicos e eles são muito importantes pois combatem os radicais livres. Estes são substâncias tóxicas ao organismo que, com o passar do tempo, podem desencadear sérias doenças como o câncer.
Chá de gengibre ajuda a emagrecer?
Por ser um alimento classificado como termogênico ele aumenta o gasto calórico e com isso ajuda na perda de peso. Além do mais o gengibre é anti-inflamatório e assim consegue melhorar as funções do organismo reduzindo a resistência à perda de peso. Ele também ajuda na digestão facilitando a absorção de diversos nutrientes.
Como tomar o Chá de Gengibre?
O gengibre pode ser encontrado na forma de pó ou como raiz. As feiras ao ar livre são os melhores lugares para encontrá-lo e com um preço bem mais em conta. Para fazer o chá é bem simples: rale a raiz e ponha uma colher de chá dela em 150 ml de água; depois que começar a ferver desligue o fogo e abafe por 5 minutos antes de tomar.
O ideal é tomar duas xícaras por dia, uma antes do almoço e outra antes do jantar, mas tome cuidado para não ultrapassar a quantidade de 300 ml por dia, pois pode ser perigoso. Além disso, o chá não deve ser consumido por mais de 30 dias seguidos e melhor forma de ingerir é sem a adição de açúcar ou adoçantes.
Porém, se você não conseguir a melhor opção são os adoçantes do tipo Stévia que são mais “naturais”. Outra ótima dica é acrescentar um pouco de limão ou abacaxi para reduzir o gosto forte que o chá de gengibre costuma apresentar. Portadores de hipertensão arterial, cálculo biliar ou usuário de anticoagulantes não devem fazer uso desse alimento.