Com o mundo moderno, os pais recorrem a levar crianças e adolescentes para malhar. Devido a fatores como a insegurança e falta de espaço nas cidades grandes. Mas adolescentes e principalmente crianças malhando ainda gera muita polêmica.

Nesse artigo falamos sobre isso e se você quer levar seu filho para malhar deve considerar todos os lados. Principalmente a opinião de um bom pediatra que possa te ajudar a tomar as melhores decisões.

Existem benefícios?

crianca

Especialistas alemães do Institute of Training Science and Sports analisaram vários estudos chegando a conclusão que crianças e adolescentes podem malhar de forma bem orientada. E que da forma correta isso pode trazer benefícios para a criança.

Segundo eles para os pequenos a musculação pode trazer os seguintes benefícios:

  • Evitar hipertensão
  • Melhorar a resistência cardio-respiratória
  • Melhorar concentração e equilíbrio
  • Melhorar a sociabilidade
  • Reduz níveis de triglicerídios e colesterol

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os benefícios de pular corda

O que dizem os pediatras

Crianças e adolescentes podem malhar?

Para pediatras e especialistas brasileiros crianças que malham podem apresentar problemas no desenvolvimento e problemas psicológicos. O crescimento prematuro das cartilagens prejudicam o crescimento das crianças.

As crianças também podem ter problemas psicológicos e de auto estima. Principalmente crianças mais gordinhas que são forçadas pelos pais a ir a academia com o intuito de perder peso.

Para eles a melhor idade para começar a fazer exercícios de musculação é entre 13 e 14 anos. Começando com pesos bem leves e não podem ser forçadas, elas devem se interessar pela atividade ou podem ter problemas psicológicos.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como exercícios e boa alimentação ajudam a combater estresse

O que fazer?

crianca

O ideal é que crianças e adolescentes se exercitem sim, principalmente para pegar gosto pelas atividades. E assim não se tornarem adultos sedentários. Mas não pode ser forçado e muito menos às custas da autoestima deles, afirmando que não são bonitos, por exemplo.

Para as crianças é ideal que elas façam esportes, os esportes coletivos são muito bons para melhorar a sociabilidade. Mas é preciso ficar de olho para observar se a criança vem se desenvolvendo bem e se o meio está sendo bom para o corpo e mente da criança.

Os pré-adolescentes e adolescentes que se interessarem por musculação podem frequentar a academia. É importante que seja com acompanhamento de um personal consciente que não extrapole os limites do jovem. Também é preciso acompanhamento médico, para que o adolescente se desenvolva corretamente.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre se quem malha pode substituir ou deve comer carne

Dicacrianca

Não forçar as coisas nas crianças é o ideal, essa atitude costuma criar aversão nelas. Se seus filhos não gostam de se exercitar converse com eles, eles podem estar sofrendo bullying nas aulas de educação física.

Uma boa forma de surtir interesse nas crianças e adolescentes por atividades físicas é fazendo exercícios com elas. Tudo de uma forma divertida e principalmente lúdica com as crianças. Você pode começar em parques, levando o cachorro para brincar e fazendo esportes com elas e alguns colegas.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como exercícios e alimentação melhoram a circulação sanguínea

Com o tempo a criança vai pegando gosto por atividades e pode ficar mais aberta a fazer atividades em grupo. O importante é que essas crianças não se tornem adultos sedentários no futuro.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui