Crossfit emagrece? Será que vale a pena praticar? Esta é uma das dúvidas mais comuns das pessoas que estão iniciando uma atividade física ou mesmo aquelas que buscam mudar um pouco a rotina dos treinos. E, claro, o Crossfit acaba sendo uma alternativa viável, uma vez que a prática está em alta no Brasil e no mundo.
Porém, somente por estar em alta, não significa que ela deve ser praticada ou que ela é a melhor opção para você. Afinal, somente quem poderá dizer isso, é o seu objetivo, sua necessidade ou mesmo sua vontade e motivação para começar algo novo. Fazer só por fazer, não adianta. É preciso fazer da maneira certa.
A partir do momento que você começa a praticar uma atividade dentro daquilo que você precisa e quer, os resultados podem começar a aparecer com o passar do tempo. E no caso do Crossfit, claro, também. Por isso, acompanhe o texto de hoje, para entender tudo sobre esta categoria de exercícios.
Crossfit Emagrece?
Sim. E muito. Crossfit emagrece em diversos níveis e de diversas maneiras. Porém, ele somente agirá no seu corpo como uma forma de emagrecimento, se você o fizer da maneira correta. E isto, claro, se aplica a qualquer exercício aeróbico ou mesmo de musculação: fazendo-os da forma errada, os resultados não vão aparecer. E você ainda poderá se machucar!
Mas, o que seria fazer Crossfit da forma certa? O primeiro passo, é conhecer a atividade. Ou seja, procure uma academia perto da sua casa que ofereça a modalidade, e observe os treinos dos alunos já matriculados. No primeiro dia, você não precisa se matricular. Apenas assistir a uma aula. Ou até mesmo participar dela, caso a academia ofereça um teste grátis.
Mas, isto não é tudo. Você não pode se esquecer de se consultar com um profissional de educação física e um médico, para que eles deem o aval para o seu início. Um médico, será responsável por analisar o seu corpo e o seu organismo de maneira focada a entender se a prática não poderá ser nociva.
E o profissional de educação física (ou instrutor da academia), poderá montar um treino adequado de acordo com aquilo que você tem como objetivo e possibilidades.
O Crossfit é uma modalidade totalmente diferente de muitas outras. Por mais que hajam treinos populares na modalidade (como levantar peso ou correr na esteira), no Crossfit isto muitas vezes é feito de maneira alternativa. Ou seja, o peso será um pneu, a corrida na esteira pode ser na rua, o treino de braços pode ser com uma corda naval, e por aí vai.
E tudo isso em conjunto, claro, fará você chegar nos seus objetivos. Então, sim: Crossfit emagrece. Mas, não só emagrece, como oferece muitas outras possibilidades. Falaremos disso a seguir.
Vamos lá?
Benefícios da prática de Crossfit para além do emagrecimento
O Crossfit emagrece. Disso, nós já sabemos. Porém, além disso, a prática poderá oferecer muitas outras possibilidades para que seu corpo receba o máximo possível de estímulos benéficos ao organismo.
Por exemplo, a musculação faz os músculos crescer. Isto é óbvio. Porém, você também gasta muita energia, trabalha a elasticidade e muitas outras coisas. Ou seja, um exercício sempre agrega valor em várias frentes.
E é o caso também do Crossfit, uma vez que ele é acaba sendo uma junção entre exercícios de força, aeróbicos, resistência, etc. E para te ajudar a entender melhor os principais benefícios do Crossfit, separamos uma lista com alguns pontos importantes, que são os seguintes:
- Mais saúde cardíaca para o praticante;
- Ativação do metabolismo para melhor funcionamento do organismo;
- Aumento da resistência do corpo de maneira geral (força, respiração, fôlego);
- Ajuda efetivamente na definição muscular – Caso este seja o seu objetivo primário;
- Há muita diversificação de exercícios – O que é bom para não cair na rotina;
Falaremos sobre cada item de maneira individual a partir de agora. Acompanhe para entender tudo.
Mais saúde cardíaca para o praticante
O Crossfit emagrece e, ao mesmo tempo, é um ótimo exercício para ajudar na saúde cardíaca dos participantes. Afinal de contas, a maioria das atividades do Crossfit, envolvem força, velocidade e resistência. E isto faz com que os batimentos aumentem, o que é bom para fazer com que o coração trabalhe de uma melhor maneira no longo prazo.
Mas, é preciso tomar cuidado para nunca começar um exercício sem uma consulta a um cardiologista, ok? Se houver qualquer problema no seu coração e ele for levado ao limite, alguns problemas repentinos podem surgir. E isto, claro, é muito ruim para a continuação do exercício, podendo levar até a impossibilidade de continuar.
Ativação do metabolismo para melhor funcionamento do organismo
O metabolismo possui uma função muito importante no nosso corpo. É o metabolismo o responsável por, obviamente, metabolizar nutrientes, vitaminas e alimentos de uma maneira geral. Um metabolismo lento, fará com que a sua tendência a manter energia e gordura estocada, aumente. E um metabolismo rápido, fará com que você perca massa com mais velocidade (massa gorda e massa magra!).
Portanto, tentar equilibrar o metabolismo é a melhor maneira de fazer ele funcionar “normalmente”. No caso de pessoas que estão buscando emagrecer e possuem um metabolismo lento, a prática do Crossfit pode ser uma ótima alternativa, uma vez que ele ajuda a aumentar a velocidade dos processos metabólicos. E, consequentemente, haverá ali mais chances de emagrecer com saúde.
Aumento da resistência do corpo de maneira geral (força, respiração, fôlego)
O aumento da resistência é um dos benefícios mais incríveis do Crossfit. Afinal, a gente usa resistência para tudo (ou quase tudo) na vida. Seja para correr para pegar um táxi, seja para caminhar rapidamente até a porta do metrô ou simplesmente subir uma escada. Tudo é resistência. E praticar um exercício que possa oferecer isso ao seu corpo é, sem dúvidas, uma ótima alternativa.
No Crossfit, você tem a chance de aprender a controlar melhor a respiração, construir força muscular e aprender a ter fôlego em momentos necessários (em que seu corpo está cansado e fadigado, por exemplo). Tudo isso ajuda você, no longo prazo, a ter mais qualidade de vida.
Entenda melhor aqui como aumentar a resistência do corpo.
Ajuda efetivamente na definição muscular – Caso este seja o seu objetivo primário
Para quem está praticando musculação mas não consegue definir o corpo da maneira que gostaria, uma prática aeróbica (pensada para seu corpo) é um caminho viável. Afinal, você precisa queimar as gorduras que estão em cima do tecido muscular para que o músculo fique desenhado na pele. E isto se faz com exercícios e alimentação.
E o Crossfit é uma excelente alternativa para chegar no objetivo da definição. Porém, é fundamental que você faça isso de uma maneira pensada. Pois pode ser que seu corpo, antes de queimar a gordura, queime o músculo que você batalhou para conquistar. E isto seria muito ruim, não é mesmo?
Entenda mais aqui sobre definição muscular.
Há muita diversificação de exercícios – O que é bom para não cair na rotina
E por fim, um dos benefícios da prática de Crossfit é, sem dúvida nenhuma, a diversificação! Por mais que você seja experiente e já treina há muito tempo, saiba que a diversificação ajuda a manter a saúde mental em dia.
Esta é uma forma de fazer com que você não caia na rotina (embora a rotina seja fundamental para o desempenho e desenvolvimento do seu treino). Mas o Crossfit, consegue unir o útil ao agradável. O que é muito legal!
Leia mais sobre Motivação na Academia.
Não esqueça da alimentação – O Crossfit exige uma dieta balanceada e equilibrada
Como uma dica final, não podemos deixar de mencionar a importância da alimentação. O Crossfit emagrece, sim. É benéfico, sim.
Mas, você somente terá tudo isso em suas mãos, caso contrate um nutricionista para preparar uma dieta de acordo com seu corpo, necessidades e objetivos.
Bons treinos!