Cuidados ao Treinar em Casa na Quarentena

Tomar todos os cuidados ao treinar em casa na quarentena é fundamental. Mas, será que você está, de fato, os tendo? Bom, esta é uma questão que nem sempre é levada em consideração por quem só quer fazer um treininho aqui e outro ali. É bem verdade que movimentar o corpo neste momento em que precisamos ficar em casa é fundamental.

Porém, é mais do que importante que você também se cuide e cuide do seu corpo neste quesito. Lembre-se que na sua casa pode não haver um instrutor para lhe orientar e nem mesmo o melhor equipamento para alocar o seu corpo. Então, caso você improvise qualquer tipo de treino ou estrutura, este texto é para você.

Vamos lá?

cuidados ao treinar em casa na quarentena
Treinando em casa – Foto: Freepik

Cuidados ao treinar em casa na quarentena

Fazer academia na quarentena é um verdadeiro desafio. As escolas muitas vezes estão fechadas, todos estão em casa mas o corpo continua precisando treinar. Neste caso, o que fazer? Bom, o primeiro passo é entender que nossa vida mudou. Logo, querer treinar em casa como você treinava na academia, não dará certo.

E isto por diversos motivos: falta de estrutura, falta de acompanhamento, falta de motivação, falta de foco, etc. É um verdadeiro desafio treinar em casa, principalmente para quem nunca o fez.

Mas, o mais importante é não se desesperar. E o que significa “se desesperar”? Achar que você precisa manter o mesmo ritmo da academia, achar que seus músculos desaparecerão caso não treine, achar que a barriga vai aumentar caso fique parado, etc.

Muita calma é necessária para, só então, partir para os exercícios caseiros. O objetivo, neste caso, é se movimentar. E não construir a melhor performance ou o treino mais rentável, ok? Partindo deste princípio, considere o seguinte:

  • Não esqueça de se aquecer;
  • Use tênis – Ele ajuda na absorção de impacto;
  • Cuidado ao subir em móveis – Cadeiras, bancos, sofá;
  • Opte por espaços abertos;
  • Sua casa não é a academia – Cuidado para não se machucar;
  • Mantenha uma alimentação equilibrada – A sensação de estar trancado pode ser negativa;

Para facilitar, vamos entender cada um dos pontos acima de forma detalhada. Acompanhe para entender melhor os cuidados ao treinar em casa na quarentena.

cuidados ao treinar em casa na quarentena
Mulher treinando em casa – Foto: Freepik

Não esqueça de se aquecer

Entender o que é alongamento, aquecimento e preparativos para o treino é importantíssimo. Muitas vezes, um bom treino está cem por centro condicionado ao seu aquecimento inicial. O que isto significa? Significa que, caso você não aqueça corretamente, os riscos de acontecerem grandes ou pequenas lesões aumentam muito.

Uma lesão, por mais que seja simples, pode fazer com que você deixe de treinar por meses. Logo, quanto mais você esticar os músculos antes de “pegar pesado”, melhor. Então, por mais que você vá treinar em casa durante a quarentena e por mais que os exercícios sejam mais simples, não esqueça de se aquecer antes mesmo de colocar a mão na massa, ok?

Use tênis – Ele ajuda na absorção de impacto

Quando treinamos em casa, muitas vezes não prestamos atenção em alguns pontos importantes. Um deles é justamente o uso de tênis. Por mais que estejamos dentro de casa, na sala ou na sacada e por mais que o exercício seja simples, use tênis. O tênis possui uma função muito importante durante um treino: amortecimento.

Então, se os seus treinos exigirem saltos, corridas ou mesmo qualquer tipo de impacto maior no joelho, não hesite: use tênis. Já falamos aqui no site sobre os melhores tênis para corrida. Você pode usar estes critérios para escolher um modelo, caso ainda não tenha nenhum, ok?

Se você não tiver um tênis esportivo, vale usar algum que tenha a sola baixinha, mas que tenha algum tipo de amortecimento e proteção para os tendões e joelhos.

exercícios caseiros
Mulher treinando em casa – Foto: Freepik

Cuidado ao subir em móveis – Cadeiras, bancos, sofá

Um dos cuidados ao treinar em casa na quarentena, é ao subir em móveis para realizar algum treino. Se você está acostumado a treinar na academia, saiba que os equipamentos, por mais simples que sejam, são feitos para receberem algum tipo de impacto. Já os seus móveis de casa, não.

Então, reduzir a força ou o tipo do exercício é mais do que importante para você não se machucar e nem danificar nenhum objeto. Por exemplo, se você fizer algum tipo de exercício que tenha que subir em uma cadeira, não deposite 100% de sua confiança de que a cadeira não possa escorregar ou até mesmo quebrar.

Por mais que os móveis e objetos da sua casa possam ser muito úteis para auxiliar em um exercício, eles não são equipamentos de treino. Lembre-se disso.

cuidados ao treinar em casa na quarentena
Idosa treinando em casa – Foto: Freepik

Opte por espaços abertos

Esta é uma dica básica: optar por espaços abertos durante seu treino em casa é fundamental. Por mais que você more em apartamento ou não tenha uma sacada ou espaço aberto, simplesmente treinar em ambientes com poucos móveis já ajuda.

Afinal, torna-se um incômodo ter que treinar dividindo espaço com um raque, um sofá, uma mesa, etc. E, ao mesmo tempo, quando você treina em um ambiente mais aberto, a troca de ar pode ser feita de forma mais adequada e as bactérias de seu suor não ficam impregnadas.

Sua casa não é a academia – Cuidado para não se machucar

O teor deste texto, talvez se resuma neste tópico: a sua casa não é sua academia, cuidado para não se machucar! E quando falamos “machucar”, nem falamos em machucados graves ou fraturas expostas. Falamos de lesões leves e musculares, que podem fazer com que você tenha que deixar de treinar por algumas semanas ou até mesmo, meses.

Então, recomendamos que você não force, não exagere e tome cuidado com as posições: os aparelhos da academia possuem ergonomia para seu corpo não se lesionar. Agora, uma simples almofada, estofado ou cadeira na sua casa, podem não ser tão ergonômicos assim. Pelo menos, não para fazer treinos pesados.

cuidados ao treinar em casa na quarentena
Mulher treinando em casa – Foto: Freepik

Mantenha uma alimentação equilibrada

E por último, mantenha sua alimentação equilibrada. Alimentar-se bem para seus treinos também fluírem é importantíssimo. Então, mantenha contato online com seu profissional de nutrição para que ele possa orientar sua dieta durante a quarentena.

Evite dietas radicais e tome todos os cuidados ao treinar em casa na quarentena.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui