Definição muscular: Dicas importantes

A definição muscular é um dos objetivos mais comuns de quem treina intensamente todos os dias, ou mesmo que em alguns dias da semana. No entanto, há alguns pontos que acabam se tornando tabu ou mesmo caindo no esquecimento que, no longo prazo, são verdadeiros divisores de água. Por isso, acompanhe o texto e veja alguns critérios importantes para considerar.

Definição muscular

Para que a definição muscular comece a ter efeito no seu corpo, é preciso muito mais do que simplesmente exagerar nos pesos ou na quantidade de exercícios. Há alguns tabus que muitas vezes são criados por quem treina sozinho ou sem acompanhamento profissional.

definição muscular
Foto: Freepik

É claro que cada corpo reagirá de formas diferentes. No entanto, o intuito deste texto não é propagar viés e nem criar uma receita de como definir o corpo. Mas sim, dar algumas dicas básicas de elementos que são extremamente importantes nesta construção.

Há ainda quem se preocupe exageradamente com detalhes que só farão diferença quando o corpo já tiver um grau de definição muito alto. Ou seja, se você é iniciante, deverá focar em apenas uma coisa: treinar certo! Acompanhe para entender como você pode fazer isso.

1- Alimentação

O primeiro ponto para quem quer ter uma definição muscular bonita é a alimentação correta. Sem ela, grande parte de um treino que talvez seja produtivo e pensando, pode ir por água a baixo. E não há nada mais frustrante do que treinar e ter pouco resultado na academia, não é mesmo?

Por isso, assim que você iniciar um treino para ganho de massa muscular, já comece certo procurando também um profissional de nutrição esportiva. Para quem deseja aumentar a massa boa, há certos componentes que precisam ser evitados e outros que precisam ser consumidos de maneira muito maior (o caso das proteínas).

Mas ao mesmo tempo, é preciso equilíbrio. Pois se não houver um cálculo coerente para isso, dificilmente surtirá efeito. Pelo contrário: o exagero de componentes nutricionais considerados bons pode também ser maléfico! Portanto, muita atenção neste ponto.

definição muscular
Foto: Freepik

2- Treinos dedicados

Se você está buscando a definição muscular, deverá ter um treino específico para isso. E não vá achando que, se você estiver no começo, deve se preocupar com detalhes que não farão diferença. O que você precisa fazer é força! Mas de um jeito certo, com o acompanhamento de um profissional que acolha o seu objetivo e direcione as suas repetições.

E um dos pontos mais importantes é entender que o efeito do tempo é o que fará a real diferença no seu treino. Ou seja, de nada adianta você ter um treino extremamente dedicado, levar a sério durante um ou dois meses e depois parar. Os efeitos somente serão visíveis com o passar do tempo. E mais importante do que levantar todos os pesos da academia (por ego), é ter regularidade e adesão com evolução.

treino de musculação
Foto: Freepik

3- Não exclua o aeróbico

Há muita gente que não entende a importância do treino aeróbico. Obviamente ele é destinado para pessoas que desejam ficar fora do sedentarismo ou mesmo perder peso. No entanto, ele pode ser um aliado muito grande também na definição muscular, uma vez que algumas regiões do corpo são extremamente difíceis de serem trabalhadas.

No entanto, ele deve ser aplicado com a supervisão de um profissional e intervalado da maneira certa. Caso contrário, o seu ganho de massa muscular também pode ser perdido, caso o aeróbico seja praticado em excesso. Preste atenção!

treinando para definir
Foto: Freepik

4- Durma direito

Por último, uma das dicas mais importantes de qualquer treino, seja ele aeróbico, de força ou de definição muscular: durma direito. O corpo precisa descansar! É somente nestes períodos de sono que diversas funções acontecem. Se o sono estiver desregulado, certamente o treino também será afetado negativamente.

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