Entrar em forma – ou manter a forma – depois dos 40 anos está relacionado a uma condição básica: dominar movimentos básicos e a mecânica do corpo.
Em outras palavras, tornar seu corpo confortável e forte da maneira que ele naturalmente deveria ser. Isso parece mais fácil do que é. Enquanto na juventude isso pode ser fácil de obter, a partir dos 40 a tolerância dos ligamentos e tecidos cai e a competência do sistema é prejudicada.
Três treinos podem ajudar a reconquistar aquela sensação de ter 25 anos de novo. Há algumas posições chave que precisam ser incorporadas para o corpo estar pronto para os movimentos exigidos no dia a dia.
Depois dos 40: cinco exercícios
Isso significa, por exemplo, carregar as compras do supermercado, os filhos, ou colocar a bagagem no compartimento superior do avião. Os cinco movimentos chave são: agachamento com barra alta, agachamento frontal, peso-morto, standing press e bench press.
Nenhum deles é exatamente diferente do que normalmente se faz em uma academia de musculação, mas é importante destacar a eficiência deles para fortalecer pontos chave do corpo após os 40 anos. Também previnem lesões, perda de massa muscular e aquele visual que os americanos chamam de “dad bod” (ou “corpo de papai” na tradução literal).
Três vezes por semana é o suficiente, com a barra, um kettlebell e dois halteres (com 8 kg cada). Antes de iniciar, o aquecimento deve ser feito com corrida, polichinelos, remo seco ou ergométrica até que se comece a suar.
Confira também o nosso guia para iniciantes na musculação.
Agachamento com barra alta: 5 séries de 5 repetições
Agachamento frontal: 5 séries de 5 repetições
Peso-morto: 5 séries de 5 repetições
Levantamento de ombro: 5 séries de 5 repetições
Supino: 5 séries de 5 repetições
Toda a sequência não leva mais que 45 minutos. O praticante deve consultar um educador físico para iniciar a prática, evitando assim erros comuns de postura e possíveis lesões!