Descubra todos os benefícios do Neopilates

1

Todos nós sabemos sobre a importância de praticar algum tipo de atividade física. Isso ajuda o nosso corpo a funcionar melhor em todas as áreas imagináveis, nossa aparência também fica melhor. Uma modalidade de exercícios muito conhecida e praticada no mundo inteiro é o Pilates.

O que é o Neopilates

Esse método foi inventado há muitos anos atrás e faz sucesso entre as maiores celebridades. Com o passar do tempo surgiram várias adaptações do Pilates como o Pilates na água, o Mat Pilates entre outros. Uma variação que está em destaque no momento é o Neopilates, uma mistura de acrobacias circenses com os movimentos do Pilates e treinamento funcional. A criação desse método ficou por conta da brasileira e fisioterapeuta Amanda Braz que aparece na imagem abaixo.calistenia

O grande diferencial aqui está nos movimentos lúdicos dos movimentos e também nos aparelhos que, em sua maioria, são suspensos como o gravity, slackline, lycra do circo e outros. Os princípios do Pilates como a contrologia, o foco na respiração e o trabalho com os músculos do core estão presentes. O grau de dificuldade passa a ser maior por ter exercícios que, em sua maioria, possui bases instáveis.

Quais são os benefícios do Neopilates?

O Neopilates consegue oferecer todos os benefícios do Pilates convencional como fortalecimento muscular, alongamento, maior flexibilidade, melhora na postura, prevenção e tratamento de dores musculares, maior consciência corporal e melhora na respiração.

Veja quais são os exercícios mais indicados para fortalecimento muscular.calistenia

Além de todas essas vantagens, essa nova modalidade também consegue oferecer mais agilidade, equilíbrio em atividades do dia a dia e até emagrecimento, sendo que gasto de calorias pode ser de até de 500 para cada hora.

Diferença entre Neopilates e Pilates tradicional

A principal diferença entre eles é a base dos exercícios. O Pilates é também chamado de Pilates Solo porque, em sua forma original, os exercícios foram criados no chão, numa base dura e estável. Por usar muitos aparelhos de circo e por fazer boa parte dos exercícios em suspensão, a base é bastante instável, o que demanda maior força, coordenação motora e equilíbrio de quem está praticando.ioga

Isso torna o método bastante diferente e desafiador, especialmente para aqueles que já estão um pouco enjoados do método tradicional e querem diversificar. Também é uma boa alternativa para quem não gosta de exercícios físicos, pois além do trabalho corporal também há diversão.

Saiba mais sobre o Pilates Aéreo.

Para quem ele é indicado

Se você está pensando que idosos não podem fazer o Neopilates, está enganado. Os exercícios são completamente adaptáveis e prescritos de forma individual, de acordo com o nível de cada aluno. Portanto, o método do Neopilates é indicado para toda e qualquer idade.

Descubra quais são os melhores exercícios físicos para quem está na terceira idade.ioga

Antes de iniciar os exercícios, o fisioterapeuta precisa realizar uma avaliação física na qual ele vai indicar qual o diagnóstico cinesiofuncional e só então você poderá iniciar a prática do Neopilates. Os exercícios serão feitos de acordo com o objetivo de cada um: fortalecimento muscular, saúde ou tratamento de lesões musculares, esqueléticas ou articulares.

Porém, existe um grupo de risco para qualquer atividade física. Estamos falando das gestantes, hipertensos, diabéticos, cardiopatas e outros com doenças crônicas que precisam de liberação médica para iniciar os exercícios. Por exemplo, gestantes, até os 3 meses de gravidez, não podem realizar por risco de aborto.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

1 COMENTÁRIO

  1. Muito legal suas dicas, me ajudou muito a escolher qual a melhor forma para eu ter uma vida saudavel e conseguir conquistar o que tanto desejo, perder peso com saude, além é claro de outros beneficios que oferece ao corpo e a mente.
    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui