Certamente você já deve ter assistido a um seriado ou filme norte americano no qual alguém está passando pasta de amendoim no pão não é mesmo? Você pode ter até pensado porque eles comem algo que não tem um bom valor nutritivo. Pois é aí que você se engana! A tal pasta de amendoim é para eles o que o feijão com arroz é para nós.
Também conhecida como manteiga de amendoim essa iguaria só poderia mesmo ter como ingrediente principal o amendoim. Uma semente que pertence à família das leguminosas, possuindo grande importância econômica e é rica em nutrientes. Apesar de ainda ser considerados por muitos um vilão, por causa da quantidade calorias (596 kcal para cada 100 g), hoje já é vista como um alimento que, em pequena porção, ajuda a melhorar a saúde.
Composição do amendoim
Pois bem, para quem ainda não acredita nos vários benefícios do amendoim, fique atento. Especialmente para aqueles que gostam de ter uma alimentação rica em proteínas, o amendoim é essencial na dieta. Em 100 g são de 25% a 30% de proteínas. Além disso ele tem vitaminas, gorduras insaturadas, substâncias antioxidantes e uma pequena quantidade de ácidos graxos saturados.
Como é feita a pasta de amendoim
A pasta ou manteiga de amendoim é feita de forma muito simples. Primeiro, ele é descascado e deve ficar livre de todas as impurezas. Após, ele é colocado pra torrar, esfriar e, por fim, são esmagados ao ponto de escorrer um tipo de óleo com a textura de uma manteiga.
Antes, uma película rica em vitamina B1 era retirada no momento da fabricação por dar um aspecto estranho à manteiga. Porém, depois de muitas pesquisas e pedidos, essa película não foi mais retirada e houve também uma campanha publicitária para informar aos consumidores que não foram adicionados corantes ao produto.
A pasta de amendoim engorda?
Depois que você sabe a quantidade de calorias em apenas 100 g de amendoim, a única coisa que se pode pensar é que esse alimento, com certeza, engorda. Mas as coisas não são tão simples assim. Para saber se um alimento faz bem ou não para a saúde ou para o nosso físico é preciso olhar mais além, para o valor nutricional dele.
A pasta de amendoim é repleta de bons nutrientes: vitaminas E e do complexo B, alto teor de proteínas e muitos minerais como o cobre, o zinco, o potássio, o magnésio e o manganês. Além de todos esses nutrientes, precisamos considerar a presença de altas doses de boas gorduras, cerca de 8 g por colher de sopa. Do total de gorduras encontrada na manteiga, cerca de 81% é de gorduras insaturadas, que são boas para a saúde e recomendada pelos médicos e outros profissionais da área.
Você pode optar por boas escolhas. Por exemplo, hoje já encontramos no mercado a pasta de amendoim integral. Não confie nas versões diets e lights. Muitas vezes elas são até piores: o fabricante reduz a quantidade de açúcar, mas compensa colocando mais gordura para dar maior sabor ao alimento. Outra boa opção, a melhor no caso, é fazer a sua própria pasta de amendoim.
Traz maior saciedade
Pois bem, esse é mais um motivo pelo qual não podemos simplesmente concluir que a pasta de amendoim engorda. Estudos já comprovam que esse alimento promove maior saciedade e assim, reduz a frequência da alimentação, fazendo você ingerir uma quantidade menor de comida sem passar fome por causa disso.
Isso ocorre pela presença de 3 nutrientes que, naturalmente, oferecem saciedade para qualquer pessoa: gorduras, fibras e proteínas. A comprovação disto é que muitos profissionais como nutrólogo e nutricionistas já recomendam a inclusão de uma pequena porção de leguminosas durante os lanches.
Excelente para quem pratica musculação
A pasta de amendoim é mais uma boa opção para quem deseja incrementar na dieta mais um alimento rico em proteínas. 100 g de carne bovina possui 26 g de proteína, enquanto que 100 g de amendoim consegue oferecer 27 g. Ou seja, o amendoim consegue oferecer mais proteína do que a carne bovina.
Mas porque então as pessoas consomem mais carne do que amendoim para promover a hipertrofia muscular? Porque há uma grande importância na alimentação tanto de um quanto de outro alimento. Eles devem se complementar e não promover o processo de exclusão.
A carne vermelha é um dos alimentos mais ricos em ferro, extremamente importante para a nossa saúde, especialmente para a alimentação. Isso serve também para outros alimentos. Nossa dieta deve ser bem balanceada e isso você pode conseguir com boa informação e ajuda profissional.
Aprenda a fazer trocas mais inteligentes na hora das compras e tenha uma alimentação mais saudável!