Dicas de musculação – O que você precisa saber

Para quem está começando agora, algumas dicas de musculação são essenciais. Muitas vezes a pessoa acabou de começar a praticar exercícios físicos e não sabe exatamente onde está se metendo. Por isso, estar bem informado quanto ao tipo e estilo de treino que é a musculação, é fundamental. Por isso, acompanhe o texto e veja como você pode se beneficiar desta prática.

Dicas de musculação

Com o intuito de ajudar você a ter uma evolução saudável na academia, separamos algumas dicas de musculação. Se você estiver no começo do seu processo de evolução, saiba que não é fácil. O mais importante é deixar claro que, se você não treinar de forma disciplinada e regular, dificilmente verá resultados no seu corpo.

Entretanto, por mais que seja importante dizer isso, é também importante entender que o equilíbrio é fundamental. Treinar forte não significa ultrapassar os limites do seu corpo e do seu organismo. Tudo que é feito de forma equilibrada, visando o longo prazo, tem muito mais resultado. Por isso, a primeira recomendação é esta: calma, paciência e disciplina. Acompanhe pare entender mais.

Estipule objetivos alcançáveis

Estipular objetivos alcançáveis parece clichê, mas é uma das dicas de musculação mais importantes que você pode ter. Antes de mais nada, o estado psicológico que você se encontra deve estar equilibrado. Ou seja, você precisa saber exatamente onde quer chegar e o motivo disso. Se for para obter mais saúde, ótimo. Se for por questões estéticas, ótimo também.

O mais importante disso tudo, é colocar metas possíveis de serem batidas. Afinal, de nada adianta querer ter resultados gigantes em um espaço de tempo que não favorece. Este tipo de meta só serve para frustrar os seus planos e gerar desmotivação. Por isso, vá aos poucos. O primeiro objetivo, por exemplo, pode ser soltar a musculatura. O segundo, pode ser obter algum resultado visível nos três primeiros meses. E assim por diante. Sem exageros, mas sabendo onde quer chegar.

Ganhar peso com a musculação é possível – mas não é fácil

Se o seu objetivo é ganhar peso com a musculação, saiba que é possível. Entretanto, não é fácil. Uma das dicas de musculação mais importantes é justamente deixar claro que o processo não é fácil. Mas é recompensador. Por isso, tenha em mente que o momento na academia será para suar e forçar o seu músculo. E, claro, sempre focado no seu objetivo.

A frase “sem dor, sem ganho” é extremamente verdadeira. Ou seja, de pouco em pouco, você precisa esgotar o seu músculo. E, assim, ganhar massa magra que fará diferença na balança com o passar do tempo. Entretanto, para que isto ocorra, uma série de outros critérios precisa ser observada. Vamos explicar no decorrer do texto. Acompanhe.

Não crie grandes expectativas de curto prazo

Criar expectativas é importante, pois isto fará você sentir quando chegar no seu objetivo. Entretanto, criar expectativas extremas não é nada saudável. Isto fará você sofrer desnecessariamente e, consequentemente, se desmotivar. Nada é rápido. E, por isso, suas expectativas devem estar de acordo com esta realidade.

Esperar que você ganhe quilos e mais quilos de massa magra em pouco tempo é completamente desnecessário. Só fará mal para sua saúde mental e deixará seus treinos extremamente ruins. Por isso, coloque as esperanças no lugar certo e saiba conquistar as vitórias aos poucos. Por isto a nossa primeira dica de musculação tem relação com os objetivos: faça-os de forma alcançável e você terá comemorações repentinas e regulares.

Respeite os limites do seu corpo

O seu corpo é uma máquina, sim. Entretanto, é uma máquina que possui limites. E os limites não devem ser colocados a prova a todo momento, principalmente se você está começando agora. Existe uma vontade grande das pessoas testarem até onde podem ir na academia, quem levanta mais peso e quem faz mais séries. Mas isso é completamente desnecessário, pois cada pessoa é dona de uma realidade diferente.

Aquilo que seu corpo suporta, não é o mesmo que o de outra pessoa. Por isso, você deve saber respeitar os limites. Quando sentir que o peso não sobe mais ou que o exercício ficou pesado, não há problema nenhum em reduzir ou parar. Você não será menos por isso. Pelo contrário, você atingiu um limite e soube parar. E isto é positivo, pois o seu treino e objetivo são de longo prazo.

É claro que treinar forte é importante para o desenvolvimento. Entretanto, faça isso com sabedoria. Sempre procure ajuda especializada, seja de um preparador ou educador físico. E, claro, faça as consultas regulares no seu médico de confiança. Se você estiver começando agora, é ainda mais importante saber como o seu corpo funciona. Por isso, não se auto-sabote.

Não crie uma zona de conforto nos treinos

Da mesma forma que você precisa saber os limites do seu corpo e treinar dentro do que você consegue, é importante não criar uma zona de conforto nos treinos. Acredite, por mais que você esteja indo todo dia na academia, o corpo conseguirá encontrar um estado de conforto no meio disso. O pensamento é simples: na primeira semana pode ser difícil levantar 10 quilos no supino. Mas depois de 1 mês ou mais, estes mesmos 10 quilos já estarão absorvidos pelo seu músculo. E, por isso, você precisa aumentar a carga e tirá-lo da zona de conforto.

Parece irônico, mas o corpo sempre está buscando o repouso. Mesmo em momentos de agitação. Por isso, busque sempre sair da zona de conforto quando achar que é o momento. Caso contrário, seu plano de ganho de massa muscular pode estar indo por água abaixo.

A alimentação é extremamente importante

Para fazer força, precisamos estar bem alimentados, não é mesmo? E esta é a uma das dicas de musculação mais importantes que você vai ler aqui. Procure um profissional de nutrição para fazer um acompanhamento focado no seus treinos e objetivos. Alimentar-se corretamente é mais do que fundamental, é essencial para conquistar massa muscular de forma saudável.

Cada corpo é único e precisa ser avaliado da forma correta por um nutricionista. Exames são importantes e, em cima disso, o cardápio pode ser montado. Por isso, não se aventure em fazer seu cardápio sozinho, achando que comer somente ovo, frango e batata doce serão o suficiente.

Dê tempo ao tempo

Agora que você já tem algumas dicas de musculação, saiba dar tempo ao tempo. Este é um processo longo e doloroso. E quanto mais cedo você aprender isso, melhor será o seu desempenho. Foque no que é essencial, procure ajuda profissional e mantenha o equilíbrio mental e nutricional. Esta é a melhor forma de obter bons resultados com a musculação. Bons treinos!

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