Para muitas pessoas, a cada aniversário parecem surgir novas gordurinhas e regiões flácidas no corpo. E todo mundo sabe que o metabolismo diminui com a idade, ou seja, a capacidade do organismo de queimar calorias diariamente vai se tornando mais e mais fraca.
A boa notícia é que algumas iniciativas simples podem ajudar – e muito – a manter o nível metabólico bem satisfatório.
Café da manhã
Não é novidade e não é opinião – é fato. Dentro de 30 minutos após sair da cama, essa é a refeição mais importante do dia para quem está com o metabolismo lento.
Levante peso – de manhã
Você sabe que exercícios físicos estão diretamente ligados com o metabolismo. Mas dedicar-se apenas ao cardio e deixar de lado a sala de musculação não é uma boa ideia. Desenvolver a musculatura é importante pois, quando a pessoa não está treinando, os músculos vão manter o corpo funcionando rápido. E começar de manhã mantém essa rapidez toda durante o dia.
Coma proteína em todas as refeições
Estudos provaram que, mesmo em dietas com alta quantidade de calorias, se elas forem originadas das proteínas, o peso vai ser destinado mais aos músculos do que às gorduras.
Água em abundância
Todas as células precisam de água para operar e quando as pessoas estão desidratadas, o corpo queima 2% menos calorias. De 1,5 litro a 2 litros de água por dia fazem a pessoa aumentar de forma considerável o metabolismo.
Coma o suficiente
Perder peso é igual a deixar de comer? Parece tentador pular refeições e simplesmente ficar sem alimentos para enxugar alguns centímetros. Porém, quando o corpo está faminto, ele queima calorias mais devagar, pois tenta conservar energia. Para mulheres, geralmente, isso acontece quando a ingestão de calorias fica menor que 1200 por dia.
Não deixe de ver: Metabolismo: coisas que todo mundo precisa saber!
Artigo muito interessante. Tenho o metabolismo lento e passarei a seguir essas dicas para tentar acelerá-lo. Espero que realmente funcione.