Dieta detox: riscos e enganos na prática

Depois das férias de fim de ano regadas a açúcar, carnes e álcool, começar o ano com uma desintoxicação pode parecer ótimo para zerar o organismo e adquirir hábitos saudáveis, talvez até perdendo alguns quilos.

Mas um caso muito divulgado na imprensa internacional chama a atenção para a necessidade de, basicamente, saber o que está fazendo com o organismo! Uma mulher de 46 anos foi parar no hospital, em estado grave, após uma convulsão.

Níveis de sódio baixossuco

Ela contou aos médicos que estava tomando mais água e chá que o normal e ingerindo pelo menos nove suplementos de ervas antes de passar mal.

A mulher desenvolveu hiponatremia, uma condição que ocorre quanto o nível de sódio do organismo cai abaixo do necessário para que o corpo mantenha suas funções. Sem ele a quantidade de água que está dentro e em torno das células fica desregulada, além de desestabilizar a pressão sanguínea. Sem o sódio, tanto nervos quanto músculos não funcionam corretamente, o que levou a mulher a ter uma convulsão.

O perigo das ervas em excessosuco

A queda da quantidade de sódio acontece quando há consumo excessivo de líquidos. Os médicos suspeitam que a raiz de valeriana – uma das ervas que a mulher ingeriu – pode ter piorado a situação.

Muitas pessoas acham que as dietas detox têm como alvo apenas o fígado, que é o órgão que metaboliza as toxinas, mas muitos outros órgãos estão envolvidos quando se faz uma dieta detox ou jejum.

A maior parte das dietas detox podem ser divididas entre as feitas com ervas, óleos, sucos e alimentos. A preferência deve sempre ser pelas duas últimas.

Dietas com ervas devem ser feitas com muito cuidado, pois as substâncias contidas ali se tornam tóxicas em doses muitos menores que os alimentos. Mesmo aquelas usadas como tempero, como canela e açafrão, só são seguras em pequenas doses.suco

Os suplementos de ervas também podem interagir com outras medicações. A melhor maneira de integrar as ervas na dieta é consultando um médico para conhecer melhor os efeitos e as interações em seu organismo.

Confira as dicas do Nada Frágil sobre os melhores chás para emagrecer.

A melhor dieta detoxsuco verde

Dietas detox que substituem uma ou duas refeições por sucos podem ser mais amigáveis ao organismo, mas cortar a ingestão de calorias de forma drástica por muitos dias seguidos pode reduzir o metabolismo e fazer com que o corpo comece a conservar energia – o oposto do desejado.

Pessoas com diabetes, doenças cardíacas e problemas renais devem evitar essas dietas completamente. A maneira mais segura de desintoxicar o organismo envolve alimentos integrais, como frutas e vegetais. Smoothies, legumes cozidos e saladas de frutas são adequados.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui