Emagreça com a Dieta Dukan

U Marcos A.    t 4 de fevereiro de 2014


A cada dia mais dietas vão surgindo e a cada dia uma nova maneira de emagrecer é encontrada. Já ouviu falar na Dieta Dukan? Chamada de dieta francesa ou dieta prototal, ela foi criada pelo nutricionista Pierre Dukan há mais ou menos 10 anos. Essa dieta segue praticamente a mesma linha da dieta dos carboidratos do Dr. Atkins na qual reduz-se drasticamente o teor de carboidratos na dieta e aumenta-se a quantidade de proteínas e gorduras.

Você já ouviu falar da dieta dos pontos? Não deixe de conferir!

Como funciona a Dieta Dukan?

Essa dieta é ideal para quem quer perder peso de forma rápida como quando você quer ir para uma festa no final de semana e não cabe mais dentro daquela roupa que tanto ama. Dá para perder em torno de 2 a 3 kg em apenas seis dias! No início a perda é mais rápida como em qualquer outra dieta. Por causa do novo hábito alimentar o corpo gasta uma grande quantidade de energia até se adaptar àquele novo ritmo. Então, quando isso acontece o organismo se acomoda e perde calorias de forma mais lenta.

dd4

Ela é dividida basicamente em 4 fases:

  • Ataque: são os primeiros 6 dias da dieta. É a fase mais dramática para o organismo e é quando você perde mais peso. Invista em muitas carnes dos mais variados tipos e se quiser acrescentar algum carboidrato, procure pelos complexos.
  • Cruzeiro: essa fase dura em torno de 9 dias. Enquanto na primeira eram permitidas apenas proteínas, aqui já podem ser acrescentadas verduras e frutas, mas em dias alternados. Não se esqueça de beber pelo menos 1 litro e meio de água por dia.
  • Consolidação: como o nome já diz, essa fase tem como objetivo principal manter o corpo do jeito que está, não permitindo que os quilos perdidos retornem. Ela dura pelo menos 10 dias para cada quilo que você perdeu. Aqui podem ser acrescentados outros alimentos como queijo e cereais.
  • Estabilização permanente: é quando a dieta já faz parte da sua vida naturalmente, mas não pode perder o hábito! A alimentação se torna normal com a inclusão de todos os grupos alimentares de maneira saudável, mas a fase de ataque deve ser realizada pelo menos 1 vez por semana. Comer 3 colheres de aveia por dia também é muito importante, pois ela dá saciedade e ajuda a manter um intestino funcionando como um relógio.

dd2

Vantagens e desvantagens da dieta

Não precisa se preocupar com a quantidade de alimentos apenas com qual grupo alimentar que você vai consumir. Outro ponto positivo é que esta é uma dieta na qual você não passará fome. Por ser baseada em grandes quantidades de proteínas (que dão saciedade por mais tempo) você quase não sente fome. A perda de peso a curto prazo também é outro ponto positivo.

dd5

Quanto às desvantagens, já podemos começar com o lado negativo da perda de peso. É isso mesmo! Emagrecer não significa que você perdeu peso da maneira correta. Aqui há perda tanto de gordura como de massa magra. Se você não estiver realizando algum treino de hipertrofia seus músculos também vão reduzir de tamanho. Outro ponto muito importante é a queda drástica de carboidratos no início da dieta. Esse nutriente é a primeira fonte de energia do corpo e quando ela falta alguns efeitos adversos como tonturas, fraqueza e pressão baixa podem ocorrer.

dd3

Para quem problemas de colesterol elevado, a dieta de Dukan não é a mais indicada. As carnes vermelhas são famosas por conterem a temida gordura saturada que aumenta os níveis de LDL e que acaba se depositando na parede das artérias deixando o indivíduo mais propenso a infartos ou acidentes vasculares cerebrais (AVC). Duas dicas importantes que não devem ser esquecidas por quem quiser seguir essa dieta: você estará ingerindo uma grande quantidade de proteína e pode ser que o corpo não consiga metabolizar tudo. Assim, a proteína pode acabar se acumulando nos rins causando cálculos, mas esse possível problema pode ser evitado se uma grande quantidade de água for consumida. A segunda dica é praticar exercícios sempre.


2 respostas para “Emagreça com a Dieta Dukan”

  1. Damaris de Sousa Silva disse:

    Eu vou tentar fazer essa dieta, pois ela me pareceu ser muito efetiva. Já tentei emagrecer de várias formas, mas tenho dificuldades em ter disciplina pra seguir à risca a dieta, mas vou fazer o possível pra seguir essa. Obrigada por você estar compartilhando.

  2. Amanda Lurdes disse:

    Preciso perder peso urgente, espero que suas dicas possam me ajudar porque já estou cansada de se sentir mal comigo mesma, me desculpe pelo desabafo e obrigada por compartilhar esse conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *