Não importa o quanto o corpo esteja bonito, as mulheres (principalmente elas) estão sempre querendo perder uma gordurinha a mais e indo atrás de dietas. Os homens também estão se preocupando mais com a saúde e ficando cada vez mais vaidosos. Existem milhares de dietas no mercado, algumas extremamente apelativas e quase todas não são específicas para um determinado grupo de pessoas, não considerando a singularidade de cada organismo. É nesse ponto que a dieta do tipo sanguíneo mostra a sua grande diferença das dietas comuns.
Como Funciona essa Dieta do Tipo Sanguíneo?
A dieta do tipo sanguíneo ou dieta sanguínea foi criada por um médio neuropata Peter J. d’Adamo e pode ser encontrada em seu livro Alimente-se Corretamente de acordo com o seu tipo de sangue. Quando essa dieta chegou ao mercado ela se tornou a sensação do momento. Todos estavam atrás desse método revolucionário que faz parte da medicina ortomolecular. A dieta sanguínea separa os alimentos em 3 grupos específicos para cada tipo sanguíneo: os benéficos que previnem e ajudam no tratamento de certas patologias, os neutros que não ajudam e nem prejudicam e os nocivos que podem causar danos àqueles que ingeri-los.
Essa dieta ainda não tem comprovação científica, mas foi baseada em mecanismos fisiológicos do corpo humano. Com um cardápio específico e personalizado o organismo funciona melhor. É como uma máquina a vapor onde você coloca mais carvão e ela passa a realizar as suas funções de maneira primordial. A atriz Cláudia Raia foi uma adepta dessa dieta e conseguiu perder incríveis 7 kg e de quebra ainda se livro do problema de enxaqueca que persistia há algum tempo. Depois disso, todos queriam saber que santa dieta seria essa.
Confira também outras dietas aqui no Malhar Bem:
Alimentos por tipo sanguíneo
De acordo com a filosofia dessa dieta, cada tipo de sangue aceita melhor alguns alimentos do que outros. Comendo os alimentos certos, o seu corpo passaria a funcionar melhor e você perderia peso naturalmente e melhorando a saúde. Os tipos sanguíneos se dividem em tipo O, A, B e AB. Para seguir essa dieta, a primeira coisa da qual você precisa se informar é sobre o seu tipo sanguíneo, depois basta seguir o cardápio.
Tipo O – pessoas com esse tipo sanguíneo produzem grande quantidade suco gástrico e, portanto precisam de alimentos que demorem mais tempo para serem digeridos, como as proteínas. É necessário que coma-se carne todos os dias ou então elas terão maior probabilidade de desenvolver doenças gástricas como a úlcera e a gastrite. Mas não é qualquer tipo de carne que vai fazer bem. Existem alguns tipos de carne vermelha como a suína e alguns peixes como salmão e iguarias como o caviar que estão no grupo dos alimentos nocivos para essas pessoas.
Tipo A – ao contrário do grupo O, a produção de suco gástrico é mínima. Assim, possuem certa dificuldade para processar proteína de origem vegetal e devem seguir uma dieta necessariamente vegetariana. Algumas frutas e verduras podem ser danosas para o organismo como o repolho, tomate, caqui, coco ou berinjela.
Tipo B – quem tem esse tipo sanguíneo pode ficar feliz. O cardápio costuma ser bem variado, aceitando desde vegetais até a proteína animal, com exceção da carne de frango, de pato e suína. Também consegue tolerar bem o leite e seus derivados. Alguns laticínios que não são bem aceitos são sorvetes feitos a partir do leite e queijo roquefort.
Tipo AB – são os donos da dieta mais variada possível. Aqui se come um pouco de tudo, mas em pequenas quantidades. Algumas carnes como presunto, bacon entre outras devem ser evitadas. Alimentos derivados do milho como a pipoca e flocos de milho também não devem ser ingeridos com frequência.
Não ter que gastar muito e ter a liberdade de poder consumir um cardápio bastante variado são algumas das vantagens dessa dieta. Mas como todo pró tem um contra, com a dieta do tipo sanguíneo não poderia ser diferente. A restrição de alguns alimentos pode ser maléfico ao organismo. Afinal de contas, existem nutrientes que só são encontrados em determinados grupos alimentares. Outra desvantagem é a dificuldade da dieta ser seguida por toda a família por cada um possuir um tipo de sangue diferente. É sempre bom consultar um profissional antes de aderir a qualquer tipo de dieta.