Diferença entre a gordura visceral e a subcutânea

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Sempre estamos falando em alimentos gorduroso, gordura saturada, insaturada, poli-insaturada, vemos na TV e em documentários sobre pessoas obesas. Falamos da gordura de maneira geral como se tudo fizesse parte de um grande bolo inseparável. Para saber como cuidar bem do seu corpo é preciso conhecê-lo e nada melhor do que começar pela parte que mais incomoda: a gordura.

Gordura subcutâneagordo

Experimente pressionar um pouco a sua região abdominal bem no lugar onde há maior concentração de tecido adiposo. Quando você começar a sentir umas bolinhas é porque conseguiu encontrar a gordura subcutânea. Como se pode notar ela se localiza logo abaixo da derme e ela cobre os músculos abdominais. Quem não tem muita concentração de gordura nessa região vai perceber os músculos por ali.

Confira também nossos exercícios para perder gordura localizada.

Gordura visceral

Essa gordura fica em volta dos órgãos internos. Ela possui várias funções importantes para o bom funcionamento do organismo. Ela ajuda a amortecer os órgãos quando eles sofrem impactos mecânicos e também é essencial para o controle da temperatura corporal. Há uma diferença na quantidade de gordura entre homem e mulher. É notável que o sexo feminino possui mais gordura subcutânea enquanto que os homens possuem maior concentração da visceral.

O excesso da gordura visceral pode trazer diversos malefícios à saúde. Ela pode causar inflamação nos órgãos por causa de uma substância conhecida como adipocinas. Elas são proteínas que podem aumentar a pressão arterial e também desregularizar a liberação de insulina circulante na corrente sanguínea. A gordura visceral, ou melhor, o excesso dela também influencia na liberação do hormônio adiponectina. Essa substância ajuda a acelerar o metabolismo e quando ela reduz provavelmente teremos mais placas de gordura se formando nos vasos sanguíneos.

Como perder o excesso de gordura

Estudos conseguiram mostrar que a redução da gordura visceral é indiferente ao exercício aeróbio como corrida e caminhada. A melhor opção são os exercícios de alta intensidade no qual você faz disparos e corre por alguns segundos. Isso também ajuda a construir mais músculos, e consequentemente, mais mitocôndrias que vão aumentar a sua energia disponível durante os treinos.

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