Emagrecer rápido é saudável? O que considerar para isso?

Muita gente quer emagrecer rápido. Afinal, seria incrível poder ter resultados da noite para o dia para algum projeto que temos em mente, não é mesmo? Porém, isto é muito difícil de acontecer no mundo real. Por mais que existam formas de emagrecer rapidamente, nenhuma delas é indicada por profissionais de saúde, pois é preciso desequilibrar inúmeras outras situações da vida para que os resultados sejam atingidos. O que afeta diretamente na saúde física e mental.

No texto de hoje, não vamos te mostrar o caminho ou a receita milagrosa que faz emagrecer rápido. Pelo contrário! Vamos te mostrar o quanto esta atitude pode ser desastrosa para sua saúde e, ao invés de emagrecer, contrair uma série de outras doenças crônicas ou lesões física pelo corpo.

Por isso, acompanhe o texto e saiba tudo sobre o tema!

emagrecer rápido
Emagrecimento – Foto: Freepik

Emagrecer rápido – Por que isso pode ser maléfico?

Emagrecer rápido pode até parecer possível. E por mais que até seja, saiba que existem muito mais malefícios para isso, do que benefícios. E para fazermos uma analogia simples, basta compararmos o emagrecimento causado por uma doença: ele é rápido, mas não necessariamente algo bom está acontecendo no corpo para que ele aconteça, certo?

Pois bem, com dietas radicas, cortes de alimentos ou de refeições do dia para a noite, podem até fazer você emagrecer. Mas não com saúde. E se o objetivo for ter alguns quilinhos a menos, você até conseguirá. Mas no médio e longo prazo, terá que se preocupar com uma série de outros problemas que esta medida aguda pode ter proporcionado.

Infelizmente, não há receita mágica, conforme mencionamos anteriormente. Emagrecer rápido todos aqueles quilos que você adquiriu durante uma vida inteira, não é um processo que deve ser feito do dia para a noite. O corpo precisa de cuidados e de equilíbrio. E este é o primeiro malefício que um emagrecimento rápido não traz: equilíbrio!

Vejamos alguns outros pontos importantes que devem ser considerados. Acompanhe.

Treinamentos errados e exagerados

Quando queremos algo “pra ontem”, geralmente passamos por cima de qualquer tipo de cuidado ou preparo. Afinal, estamos abrindo mão de uma série de situações que precisariam ser consideradas. No caso do emagrecimento rápido, isto acontece com os treinamentos. Para resultados imediatistas, precisamos pagar um preço. E neste caso, treinar ao extremo e desgastar o corpo além do limite acaba sendo uma opção inevitável.

E isto é terrível. Pois precisamos do nosso corpo em dia e com energia para continuarmos treinando com qualidade e segurança. Logo, uma carga de exercícios além do que podemos suportar, pode não só machucar, mas também, criar resistência mental para continuar treinando.

Veja aqui como evitar lesões na academia.

comidas que engordam
Mesa repleta de comida – Foto: Freepik

Dietas radicais que podem desencadear outros problemas

Para um resultado radical, é preciso também tomar atitudes radicais. E uma das mais comuns atitudes tomadas por pessoas que buscam emagrecimento rápido, é justamente as famosas dietas radicais. Seja cortar a alimentação e comer pouquíssimo ou seja tomar chás ou remédios que “ajudam” neste processo.

O fato é que as dietas radicais são completamente inviáveis para quem busca emagrecer com saúde. Pois o nosso corpo, querendo ou não, também precisa dos alimentos que nos fazem engordar. Quando você abre mão de algum carboidrato ou proteína sem ter conhecimento técnico sobre o assunto, está desequilibrando uma série de funções no corpo e precisa repor, de alguma forma, estes elementos.

Os alimentos não se tratam apenas dos “que engordam” e dos “que não engordam”. Eles são complexos e o nosso organismo trabalha de uma forma a aproveitar o máximo possível de cada item que entrar para o processo digestivo. E os excessos, obviamente, viram estoques de gordura.

Falta de acompanhamento profissional

A falta de acompanhamento profissional está entre os fatores mais determinantes para emagrecer sem saúde. Ou seja, quando você opta pelas famosas dietas radicais, treinos intensos ou qualquer outro tipo de atitude que desequilibre o funcionamento correto do seu corpo. Por isso, nunca abra mão de nutricionistas e profissionais de educação física para guiar e liderar os seus treinos. Eles são fundamentais.

Com estes profissionais, você poderá emagrecer com saúde, segurança e no tempo do seu corpo, sem fazê-lo “se machucar” interna e externamente. E por falar em machucar, este é nosso próximo tópico, onde falaremos sobre as lesões que um treino excessivo pode gerar e o quanto isso vai fazer seu emagrecimento demorar ainda mais.

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Medindo a cintura – Foto: Freepik

Lesões constantes e complexas

Quando treinamos sem parâmetros ou sem nenhum tipo de alinhamento, só há um caminho inevitável: as lesões. E quando começamos a nos lesionar, as chances de emagrecer com muito mais dificuldade aumentam e muito! Uma lesão muscular, por exemplo, pode fazer com que você tenha que ficar sem treinar durante muito tempo. Logo, o emagrecimento será comprometido.

E quando voltar a treinar, pode ser que isto aconteça com limitações. Ou seja, se antes você conseguia correr 20 minutos na esteira, uma lesão pode fazer você ter que diminuir o ritmo por um tempo, até que o corpo volte a ter a mesma capacidade de antes. Por isso, mais uma vez: exagerar não é o caminho. É preciso de equilíbrio para que no médio e longo prazo, os resultados apareçam de forma duradoura e saudável.

Saiba como lidar com lesões no treino.

Frustrações e comprometimento da saúde mental

E por fim, as frustrações começam a aparecer. Afinal, se você estimava emagrecer muitos quilos em poucos dias e não conseguiu, certamente haverá sensações negativas. E isto é uma porta de entrada para a desistência. Por isso, lembre-se: quanto mais equilibrado for seu treino e seu objetivo, mais saudável será alcançá-lo. E, claro, mais duradouro ele será!

Bons treinos e boa sorte!

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