Endomorfo: Como otimizar ganhos desse biotipo

O corpo endomorfo é aquele com mais propensão para engordar. Muita gente é preconceituosa e diz que quem é gordinho é preguiçoso, mas não é bem assim. Existem biotipos e quem é endomorfo tem mais dificuldades com a balança.

Por isso separamos aqui algumas dicas em relação à alimentação de quem possui esse biotipo. Visando facilitar os ganhos e também manter os resultados. Se você tem esse biotipo e está seguindo as dicas de um colega que sempre foi magrinho, pare por aí. Não existe apenas uma receita certa e o que serve para ele certamente será um desastre para você.

Características do corpo endomorfo

Como foi falado incialmente, as pessoas que possuem o biotipo endomorfo, apresentam facilidade em transformar o alimento em gordura e em estocar gordura no corpo.

As características visíveis fisicamente são rosto redondo e quadris e coxas grandes. Além disso braços e pernas costumam ser curtos. E os ossos são largos.

Estar gordinho não significa que a pessoa é endomorfo. Isso deve ser analisado direitinho. Pois uma pessoa que não tem esse biotipo pode estar acima do peso. Fique bem atento para ver se esse é mesmo seu biotipo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre os biotipos e descobrir qual o seu

Cuidado com as calorias

As calorias são muito importantes. Algumas pessoas preferem contar o consumo diário de calorias. A gente não recomenda que você faça qualquer calculo. O ideal é procurar o acompanhamento do nutricionista.

Mas vale adiantar que é uma matemática básica. Se você ingere mais calorias do que gasta vai ficar acima do peso. Porém, quem quer ganhar massa muscular precisa ingerir muitas calorias, não é?

No caso do endomorfo não é bem assim. É necessário tomar cuidado, pois como já falamos, seu corpo tende a acumular gordura.

Equilibrando a alimentação

  • Cuidado com carboidratos

No caso do endomorfo os carboidratos costumam ser o vilão. Porém nada de cortar radicalmente. Você ainda precisa deles e ainda é uma fonte de energia essencial. Mas deve ser consumido em menor quantidade.

Isso porque o corpo do endomorfo transforma rapidamente o carboidrato em gordura. Devido a baixa liberação de insulina.

  • Aumente o consumo de proteína

Reduzindo os carboidratos o corpo precisa de outra fonte de energia. São os ácidos graxos e proteínas. Então para evitar que sejam retirados dos músculos. Você vai precisar elevar o consumo de proteína.

Alguns especialistas recomendam que eventualmente quem segue uma dieta assim eleve o consumo de carboidratos e diminuía o de proteína. Por isso recomendamos que receba o acompanhamento adequado do nutricionista.

  • Gordura

Cerca de 40% da sua alimentação será baseada em gordura. Enquanto 25% é de carboidratos e 35% é de proteínas.

Mas gordura? Sim, porém gordura boa, linhaça, abacate, azeite, peixes. Isso porque você reduziu o consumo de carboidratos, que são transformados em gordura. É preciso equilibrar, porém de uma forma saudável.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o Men’s Physique, entenda as regras e como você pode fazer para começar

Dias sem treino

Nos dias em que você não treina e não faz nenhuma outra atividade física. O ideal é reduzir o consumo de alimento. É simples, você não vai estar gastando energia, por isso não vai precisar consumir tanta energia como a necessária em dias de treino.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o conceito do sedentarismo e como sair dele

Respeite seu biotipo

A verdade é que é importante respeitar seu biotipo. A gente aceita quando é mais baixinho ou quando a cor dos nossos olhos não é a que gostaríamos. Por quê pode ser tão difícil aceitar que o biotipo?

Vá ao nutricionista, siga o treino adequado para você e a alimentação que é melhor para o seu corpo. Se quiser pode incluir suplementos alimentares para otimizar ainda mais os ganhos. Lembre-se que fazendo o certo para o seu organismo você vai ganhar muito mais massa e também perder mais gordura, de acordo com o seu objetivo.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui