Com o verão chegando você quer estar com o corpo esbelto e com as formas impecáveis. Mas, eis que o inesperado acontece e você fica gripado ou resfriado. Ainda assim, você insiste em continuar nos exercícios, praticando corrida e musculação, drenando toda a energia do seu corpo. Essa ideia não é uma boa escolha já que nesse momento o organismo precisa de repouso para se recuperar.
Pensamento lógico
Não importa se é apenas um mal estar, dor de cabeça, vômito ou está de ressaca. Fazer exercícios com o corpo mais pra lá do que pra cá não é uma escolha sensata. Pense comigo: quando você está doente o seu corpo está debilitado não é mesmo? Neste caso, ele necessita de toda a energia disponível para fazer com que o nosso sistema imune consiga vencer a batalha contra os agentes invasores o mais rápido possível. Se você fica gastando esse combustível nos exercícios, não está ajudando em nada.
Pode ficar pior do que já está
Além do mais, é bem provável que, ao continuar se exercitando doente, a situação piore. Seu organismo tenta a cada segundo do dia brigar contra a doença, mas não encontra energia suficiente para fazer isso e o que acontece? As defesas caem e as barreiras que nos protegem contra os micro-organismos intrusos ficam, cada vez mais, enfraquecidas.
Um bom exemplo prático e visual de como o exercício pode prejudicar na recuperação é quanto à desidratação. Alguns sintomas de certas doenças, como a diarreia, resultam em uma grande perda de líquidos pelo corpo. Soma-se a isso, o fato de que durante os exercícios perdemos muito líquido através do suor. As chances de desidratação são bem elevadas.
Neste caso, você corre o risco de agravar o seu estado de saúde. Em vez de apenas um simples resfriado, você pode evoluir para uma gripe ou, até mesmo, para uma infecção bacteriana, com direito a febre, dor de cabeça, corpo dolorido e todos os outros sintomas que podem vir no pacote. Isso significa mais tempo de repouso e, consequentemente, mais tempo longe das academias.
Dica: Aproveita para ler também o nosso artigo sobre os melhores exercícios para perder gordura.
O que fazer?
Isso é bem simples. Está doente? Então curta o momento. Aproveite o tempo de repouso em casa para relaxar o máximo que conseguir. Assista a um filme, leia um bom livro, jogue cartas com um amigo (se a doença não for contagiosa, é claro). Quantas vezes estamos tão cansados da rotina e a única coisa que queremos é ficar debaixo das cobertas num dia frio assistindo a um filme ou ouvindo uma boa música?
Dá até para colocar o trabalho e os estudos em dias e voltar para a rotina de dia a dia com muito mais gás e maior tranquilidade. Para uma recuperação rápida e eficiente, invista em uma boa alimentação e tome os medicamentos sempre na hora correta.