Exercícios para idosos trazem muitos benefícios

U Milena Costa    t 11 de julho de 2018


Exercícios para idosos fazem muito bem, mas muita gente fica com medo de praticar. Alguns idosos acham que vão se machucar ou que já passou o tempo. Nada disso, ainda é tempo de se exercitar e ganhar mais qualidade de vida e bem-estar.

Mas é importante lembrar que os exercícios que vamos citar podem variar de pessoa para pessoa. Afinal alguns idosos com lesões ou problemas como no joelho, podem se machucar ao fazer algumas atividades. Então é muito importante procurar o acompanhamento de um médico.

Exercícios para idosos

Benefícios de exercícios para idosos

Quando a idade avança o corpo perde o vigor e naturalmente fica mais frágil, isso e a solidão que algumas pessoas passam na terceira idade podem provocar depressão. Envelhecer é natural e os exercícios para idosos podem ajudar muito a combater diversos problemas e aumentar a autoestima, proporcionando muito mais bem-estar.

Confira abaixo alguns benefícios dos exercícios para idosos:

  • Mantem o cérebro alerta
  • Combate solidão e depressão
  • Melhora o sono
  • Ajuda a manter o peso
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Fortalece os ossos
  • Melhora a circulação
  • Melhora a saúde no geral

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como incluir hábitos mais saudáveis no seu dia a dia

Procure um médico

Exercícios para idosos

Antes de sair se aventurando em alguma atividade física. Recomendamos que cada um procure o acompanhamento médico. Isso por que cada caso será diferente. E avaliando o quadro individual do idoso, seus limites e o que ele pode ter de problemas. O médico vai encontrar uma atividade que seja mais recomendada para ele.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como exercícios no inverno queimam mais calorias

Caminhada

Exercícios para idosos

A caminhada é no geral a atividade física que a maioria dos idosos procura. É ótima em todas as idades, para manter o peso equilibrado, fazer a pessoa siar e ver pessoas. Também vale a pena caminhar bem cedo e tomar um pouco de sol. Já que a vitamina D é muito boa para a saúde.

30 a 60 minutos de caminhada 3 vezes na semana é o suficiente. Avalie o que é bom para você e tente fazer trajetos curtos e se alongar antes. Use roupas leves e um tênis que seja muito confortável e com amortecimento.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como se alongar no cotidiano 

Hidroginástica

Exercícios para idosos

Essa é outra atividade muito boa para os idosos, e que os idosos costumam buscar. Esse exercício para idosos é ótimo, pois fortalece o corpo e proporciona o relaxamento das articulações. É bom para quem sofre com esses problemas. Também ajuda na saúde cardíaca e dos pulmões.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 10 dicas para começar a reeducação alimentar

Yoga e Pilates

Ajudam a melhorar a circulação, além de trabalhar a flexibilidade e postura do corpo. Ajudando muito quem sente dores musculares. Ideal para idosos que não costumavam fazer exercícios e sofrem com dores.

Exercícios para idosos

Assim como em todos os outros exercícios é preciso procurar o acompanhamento e liberação do médico. Procure também uma aula com um professor. Algumas aulas especializadas em idosos podem ser perfeitas também para conhecer novas pessoas e também se sentir mais independente.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como preparar alimentos do forma mais saudável

Outras atividades

Natação, andar de bicicleta, corrida, alguns idosos preferem lutas ou aulas de dança. Existe uma diversidade de exercícios que os idosos podem sim praticar. Mas é preciso procurar a liberação e orientação médica.

Lembre-se sempre também de se hidratar, usar roupas leves e calçados adequados. E também se alongue para evitar lesões. O ideal é procurar além da orientação médica, a orientação de um instrutor para que os exercícios sejam feitos corretamente e tragam bem-estar e nenhum problema.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *