Entre muitos suplementos naturais para emagrecer temos as farinhas. É possível encontrá-las das mais diversas frutas e verduras. Por exemplo, temos a farinha de berinjela, a farinha de banana-verde e hoje falaremos sobre a farinha de maracujá. Esta já comprovou ser um ótimo bloqueador de gordura. Mas o que isso significa? É o que veremos a seguir.
Veja também nossas dicas para queimar gordura.
Como a farinha de maracujá consegue bloquear a gordura?
Um bloqueador de gordura é uma substância que consegue impedir de alguma forma que o nosso organismo absorva-o dos alimentos. Assim, eles não são estocados e vão embora através das fezes. No caso dessa farinha, a substância responsável por impedir a absorção de lipídeos é a pectina, também presente na parte branca da laranja.
É claro que a casca do maracujá in natura contém muito mais pectina do que a farinha de maracujá. Porém, ela é mais difícil de ser consumida por causa do seu sabor não muito agradável. A farinha consegue oferecer 20% da pectina contida na fruta, o que já é uma boa porcentagem. Quando chega no estômago, a pectina vira um tipo de gel quando em contato com a gordura dos alimentos.
Além do mais, a fibra aumenta de tamanho e isso dá a sensação de barriga cheia mesmo que você esteja ainda na metade do prato. É uma excelente maneira de enganar o cérebro, levando sensação de saciedade em menos tempo que o normal. A pectina também diminui a velocidade com a qual o açúcar é absorvido. Isso também aumenta a sensação de saciedade e ainda evita os picos de insulina.
A farinha de maracujá também ajuda a desintoxicar o organismo
A pectina também possui ação antioxidante, ou seja, ajuda a fazer uma faxina geral no organismo. Com menos toxinas prejudicando o bom funcionamento do corpo, a sua dieta consegue apresentar maior eficácia em menos tempo. Neste caso, para fazer a função desintoxicante funcionar é necessário beber muita água. Pelo menos, 2 litros por dia.
Como usar a farinha de maracujá?
Para sentir os efeitos benéficos da farinha é preciso ingeri-la todos os dias. Você pode consumir a farinha de maracujá no café da manhã com frutas ou iogurte. No almoço, pode acrescentá-la em saladas ou até mesmo no feijão substituindo a farinha comum. Apenas uma colher de sopa por dia, o que equivale a 10 gramas e 47 calorias, antes das 3 refeições principais, já é o suficiente.
Assim como todos os outros suplementos para emagrecer, sejam eles naturais ou não, a farinha de maracujá não faz milagres. Ela apenas vai te auxiliar na perda de peso, facilitando o processo. Você pode fazer a sua parte com exercícios físicos que pode ser uma caminhada de 30 minutos por dia e não pecar pelo excesso comendo doces, frituras e refrigerantes.
Faça a sua própria farinha de maracujá em casa
Você pode se poupar o trabalho e ser prático comprando a farinha já pronta em farmácias, lojas de produtos ou supermercados. Mas, se você prefere ter um alimento feito pelas suas próprias mãos verá que fazer a farinha de maracujá é rápido e muito mais econômico.
Modo de fazer a farinha de maracujá:
- Pegue 6 maracujás, corte ao meio e retire a polpa (guarde e faça um suco com ela depois).
- Corte as cascas em tiras e jogue numa assadeira.
- Leve ao forno para assar por 30 minutos ou até que elas estejam secas, bem crocantes.
- Após esfriar, bata as tiras no liquidificador até ficarem em forma de pó.
- Agora, basta passar na peneira e guardar num recipiente para usar sempre que quiser.