Importância de Treinar de Tênis – Saiba aqui

A importância de treinar de tênis em qualquer modalidade ou localidade muitas vezes é desconhecida. Na verdade, na sociedade existem algumas “regras” pré-definidas que acabamos não questionando, somente seguindo. E usar tênis durante uma atividade física é justamente uma delas.

É claro que os primeiros atributos que um tênis pode proporcionar para o corpo durante uma atividade física, é a segurança em si. Torna-se muito mais seguro manter uma proteção em nossos pés por uma série de motivos.

No texto de hoje, vamos entender um pouco melhor a questão do quanto é importante a escolha certa do tênis para corrida, academia, caminhada ou qualquer outra atividade. Acompanhe!

Importância de Treinar de Tênis
Amarrando o tênis – Foto: Freepik

Importância de Treinar de Tênis – Qual é?

Sabemos que a importância de treinar de tênis está associada principalmente à segurança. Mas, não é só isso. Podemos comparar o tênis a um equipamento de trabalho! Por exemplo, imagine um jogador de futebol. Bem, ele não pode entrar em campo caso não esteja calçado seu instrumento de trabalho, que é a chuteira. Além de ser regra, o trabalho dele seria extremamente prejudicado sem o uso de uma boa chuteira.

E com um tênis, não é diferente. É claro que não existe uma regra que diga que você precisa usá-lo. Mas, há outros motivos para isso e são eles que vamos fazer você entender a partir de agora. Veja algumas situações abaixo:

  • Proteção aos joelhos – O impacto pode machucá-los;
  • Resistência aumentada;
  • Conforto para ter uma melhor performance;
  • Equilíbrio aumentado;
  • Segurança de forma geral;

Falaremos sobre cada uma delas a partir de agora. Acompanhe!

exercício
Treinando de tênis – Foto: Freepik

Proteção aos joelhos – O impacto pode machucá-los

O primeiro critério a se considerar na hora de entender a importância de treinar de tênis, é a proteção dos joelhos. Os joelhos, como você sabe, são articulações importantíssimas na nossa vida e no nosso corpo. São os joelhos que nos possibilitam fazer os mais longos e largos movimentos, com equilíbrio e força.

Logo, quando praticamos algum exercício mais pesado ou mesmo que ofereça algum impacto para os joelhos, eles precisam sofrer o menos possível. Como? Justamente utilizando um bom tênis, que tenha um bom amortecimento e que previna problemas de ligamentos no futuro.

Veja aqui como proteger seu joelho durante a corrida.

Importância de Treinar de Tênis
Amarrando o tênis – Foto: Freepik

Resistência aumentada

Ter resistência é fundamental no médio e longo prazo. Afinal, é isso que fará os seus treinos serem mais produtivos, mais longos e mais “potentes”. E como conseguir ter uma maior resistência? Existem diversas variáveis para isso. A primeira delas, obviamente, é a regularidade de treinos. Quanto mais você treina, maior será sua resistência no médio e longo prazo.

E como conseguir treinar de forma regular para conseguir a tal resistência? Justamente com os equipamentos certos, com um bom instrutor e com treinos desenhados especificamente para sua pessoa. O tênis entra como aliado fundamental para que você consiga deixar os pés relaxados para um dia após o outro.

Conforto para ter uma melhor performance

Conforto talvez seja a característica mais latente de um bom tênis de treino. Afinal, a grande maioria dos comerciais e propagandas que divulgam tênis, focam no conforto. Por um simples motivo: com conforto, os treinos definitivamente tornam-se mais rentáveis. Sem conforto, nosso cérebro tende a querer reduzir o ritmo, parar antes ou encurtar a jornada.

Para fazer este exercício de imaginação, basta pensar em um calo no dedo. Bom, caso você o tenha, o seu cérebro vai querer parar muito antes do que deveria e o treino em si será extremamente desfocado: Você só vai pensar na hora de chegar em casa, tirar o tênis e relaxar.

Importância de Treinar de Tênis
Treinando de tênis – Foto: Freepik

Equilíbrio aumentado

Ter equilíbrio durante um treino é fator importantíssimo para realização do exercício em si. Sem equilíbrio, dificilmente você terá um bom rendimento. E, mais uma vez, a importância de treinar de tênis se faz presente aqui. Com uma sola dedicada a treinos, o equilíbrio nos exercícios ficará muito mais proporcional.

Alguns modelos entregam tecnologias incríveis de amortecimento. E isto é fator chave para manter o equilíbrio, pois quando seu corpo vai mais pra lá ou mais pra cá, o amortecimento corrige. Podemos comparar isso a uma suspensão de carro: quanto melhor, mais estável será a direção. Você até pode passar em buracos, mas o volante continuará firme.

Bons treinos!

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui