A importância de treinar de tênis em qualquer modalidade ou localidade muitas vezes é desconhecida. Na verdade, na sociedade existem algumas “regras” pré-definidas que acabamos não questionando, somente seguindo. E usar tênis durante uma atividade física é justamente uma delas.
É claro que os primeiros atributos que um tênis pode proporcionar para o corpo durante uma atividade física, é a segurança em si. Torna-se muito mais seguro manter uma proteção em nossos pés por uma série de motivos.
No texto de hoje, vamos entender um pouco melhor a questão do quanto é importante a escolha certa do tênis para corrida, academia, caminhada ou qualquer outra atividade. Acompanhe!
Importância de Treinar de Tênis – Qual é?
Sabemos que a importância de treinar de tênis está associada principalmente à segurança. Mas, não é só isso. Podemos comparar o tênis a um equipamento de trabalho! Por exemplo, imagine um jogador de futebol. Bem, ele não pode entrar em campo caso não esteja calçado seu instrumento de trabalho, que é a chuteira. Além de ser regra, o trabalho dele seria extremamente prejudicado sem o uso de uma boa chuteira.
E com um tênis, não é diferente. É claro que não existe uma regra que diga que você precisa usá-lo. Mas, há outros motivos para isso e são eles que vamos fazer você entender a partir de agora. Veja algumas situações abaixo:
- Proteção aos joelhos – O impacto pode machucá-los;
- Resistência aumentada;
- Conforto para ter uma melhor performance;
- Equilíbrio aumentado;
- Segurança de forma geral;
Falaremos sobre cada uma delas a partir de agora. Acompanhe!
Proteção aos joelhos – O impacto pode machucá-los
O primeiro critério a se considerar na hora de entender a importância de treinar de tênis, é a proteção dos joelhos. Os joelhos, como você sabe, são articulações importantíssimas na nossa vida e no nosso corpo. São os joelhos que nos possibilitam fazer os mais longos e largos movimentos, com equilíbrio e força.
Logo, quando praticamos algum exercício mais pesado ou mesmo que ofereça algum impacto para os joelhos, eles precisam sofrer o menos possível. Como? Justamente utilizando um bom tênis, que tenha um bom amortecimento e que previna problemas de ligamentos no futuro.
Veja aqui como proteger seu joelho durante a corrida.
Resistência aumentada
Ter resistência é fundamental no médio e longo prazo. Afinal, é isso que fará os seus treinos serem mais produtivos, mais longos e mais “potentes”. E como conseguir ter uma maior resistência? Existem diversas variáveis para isso. A primeira delas, obviamente, é a regularidade de treinos. Quanto mais você treina, maior será sua resistência no médio e longo prazo.
E como conseguir treinar de forma regular para conseguir a tal resistência? Justamente com os equipamentos certos, com um bom instrutor e com treinos desenhados especificamente para sua pessoa. O tênis entra como aliado fundamental para que você consiga deixar os pés relaxados para um dia após o outro.
Conforto para ter uma melhor performance
Conforto talvez seja a característica mais latente de um bom tênis de treino. Afinal, a grande maioria dos comerciais e propagandas que divulgam tênis, focam no conforto. Por um simples motivo: com conforto, os treinos definitivamente tornam-se mais rentáveis. Sem conforto, nosso cérebro tende a querer reduzir o ritmo, parar antes ou encurtar a jornada.
Para fazer este exercício de imaginação, basta pensar em um calo no dedo. Bom, caso você o tenha, o seu cérebro vai querer parar muito antes do que deveria e o treino em si será extremamente desfocado: Você só vai pensar na hora de chegar em casa, tirar o tênis e relaxar.
Equilíbrio aumentado
Ter equilíbrio durante um treino é fator importantíssimo para realização do exercício em si. Sem equilíbrio, dificilmente você terá um bom rendimento. E, mais uma vez, a importância de treinar de tênis se faz presente aqui. Com uma sola dedicada a treinos, o equilíbrio nos exercícios ficará muito mais proporcional.
Alguns modelos entregam tecnologias incríveis de amortecimento. E isto é fator chave para manter o equilíbrio, pois quando seu corpo vai mais pra lá ou mais pra cá, o amortecimento corrige. Podemos comparar isso a uma suspensão de carro: quanto melhor, mais estável será a direção. Você até pode passar em buracos, mas o volante continuará firme.
Bons treinos!