A influência da meditação no corpo humano

U Milena Costa    t 30 de julho de 2018


É natural que não se pense muito nos benefícios da meditação no corpo. Já que geralmente a meditação é muito associada a melhorias psicológicas. Acontece que não é só a nossa mente que a meditação faz bem.

A influência da meditação no corpo também é incrivelmente positiva. Trazendo benefícios ótimos para quem se exercita ou quer levar uma vida mais saudável. Por isso confira nesse artigo alguns dos benefícios da meditação no corpo. Além de aprender sobre como meditar, é possível mesmo para você que nunca tentou.

meditação no corpo

Metabolismo

Esse benefício vai chamar muito a atenção de quem quer emagrecer. Sabemos que quanto mais acelerado o metabolismo, mais facilmente a pessoa consegue perder peso. Um estudo conduzido na índia com monges que praticavam meditação e pessoas que não praticavam comprovou que meditar acelera o metabolismo.

E não só afetou um pouquinho. A pratica afetou radicalmente o metabolismo dos monges, em até 60% em relação ao corpo dos que não faziam meditação. Por isso vale muito a pena considerar uma meditação diária.

Não precisa ser um monge tibetano como os do estudo. Mas é possível aprender a prática e melhorar a sua meditação até alcançar um nível muito bom. Mesmo para o que não se acham muito bons nisso.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como aliviar dores nas costas com yoga

Alta da imunidade

meditação no corpo

Um estudo na Universidade da Califórnia chegou a conclusão que a meditação afeta a imunidade. Isso se baseou no estudo de 60 pessoas, metade delas praticou meditação e a outra não.

O grupo que praticou meditação teve um aumento em 30% de telomerase, enzima ligada ao sistema imunológico. Ou seja, a ação da meditação no corpo pode melhorar seu organismo no combate a doenças.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre exercícios com bola suíça para fazer em casa

Relaxamento e alívio de dores

A meditação tem a ver com relaxamento. Além de concentração em diversas áreas do corpo. Esse relaxamento provoca alívio de dores. Podendo ajudar até mesmo a aliviar dores de processos cirúrgicos.

Redução do estresse

meditação no corpo

Esse é um dos benefícios da meditação no corpo mais conhecidos. As pessoas associam muito o estresse a um problema de saúde mental, e realmente é. Mas ele afeta o corpo de uma forma absurda.

O estresse é conhecido como o mal do século, sendo uma das maiores causas de afastamento do trabalho. Unir a meditação a exercícios físicos e outros cuidados pode ajudar muito a combater o estresse.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como se acostumar aos exercícios físicos

Como meditar

meditação no corpo

Para os iniciantes pode ser melhor começar deitado. Em uma superfície bem reta, sem travesseiro. De preferência bem coberta e que não seja diretamente no chão gelado. Eesteja usando uma roupa confortável e se sinta confortável. Muita gente medita depois de escovar os dentes e tomar banho. Também é bom que seja em um local tranquilo.

Depois você deve relaxar e tentar não se distrair. A ideia da meditação não é esvaziar a mente, isso realmente seria muito difícil.

Mas é preciso não pensar em coisas muito complicadas. Você pode visualizar uma luz no seu corpo. Outro jeito é falando palavras de motivação, ou alguns mantras. Quando os pensamentos vierem apenas deixem que vão embora e tente continuar concentrado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *