Insônia: 10 hábitos para acabar com ela

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A insônia consegue incomodar muito as pessoas. Depois de um dia estressante e cansativo você tenta ter uma noite de sono relaxante, mas nada acontece. Vira-se de um lado para o outro e acaba indo fazer outra coisa já que está acordado. Mas saiba que é possível reverter esse processo seguindo alguns hábitos saudáveis.

Porém, é bom saber diferenciar os tipos de insônia. Se ela já dura mais de 20 dias, a melhor opção é procurar um médico especialista no assunto pois você já se encontra na fase crônica da patologia. E caso a sua insônia apenas no começo vale a pena apostar nessas dicas que vamos colocar logo abaixo.

Você sabia que dormir mal pode engordar? Saiba mais sobre o assunto.

Banho quente e quarto escurodormir

Quando você chega do trabalho não há nada mais relaxante do que um banho, mas o ideal é que a água esteja morna para que esse relaxamento realmente aconteça. A água fria os deixa os músculos mais tensos e isso atrapalha na hora de dormir. Ter um ambiente escuro é essencial para a liberação da melatonina, um hormônio que quando liberado começa a preparar o corpo para dormir.

Um livro chato

ler livros dormirSabe aquele livro preferido que você ama ler? Ele deve ser aposentado no momento de dormir. Pegue aquele livro que você menos gosta ou de um assunto nada interessante e comece a ler. Mas há um detalhe: não leia deitado. O correto é que você se levante e vá ler em outro ambiente. Quando você faz a leitura ainda na cama passa a informação errada para o cérebro e ele entende que o lugar de ficar acordado é na cama.

Exercícios físicos

Todos nós sabemos o quanto um bom descanso é importante para a recuperação muscular e para a hipertrofia. É durante o sono que ocorre a liberação do GH, o hormônio do crescimento, que tem como uma das funções aumentar a síntese de proteínas. Portanto, ter bom sono reparador deve fazer parte do processo.idoso

Existem exercícios físicos que podem ser realizados pouco antes de dormir, o não inclui a musculação. Esta, libera muita adrenalina e isso vai te manter acordado por mais tempo. Já os exercícios aeróbicos, principalmente aqueles na piscina como natação e hidroginástica são excelentes para relaxar o corpo e dar uma boa noite de sono.

Veja quais são os exercícios ideais para aliviar o estresse.

Organize-se

DIET

Um dos motivos pelos quais muita gente perde o sono na hora errada é porque as preocupações ficam rondando a cabeça e se a mente não descansa, o corpo também não. Evite levar trabalho para casa e procure organizar o dia seguinte. Coloque no papel tudo o que não deu tempo para fazer hoje e tente resolver em quais horários do dia seguinte você poderá encaixar esses outros afazeres. Quando terminar, o cérebro vai achar que tudo já foi concluído.

O que comer

Alimentos saudáveis para se preparar para o verão

Refeições à noite devem ser mais leves e não coma coisas que demoram de ser diferidas como carnes. Os carboidratos são uma ótima opção nesse caso dando preferência aos complexos. Dessa forma você prolonga a sensação de saciedade e come menos. Enquanto a digestão completa não é feita o corpo não permite que você durma.

Saiba os detalhes sobre a Dieta dos Carboidratos.

Continuando as dicas sobre como se livrar da insônia (desde que ela não seja crônica), agora você vai ver o que os alimentos como o leite e os chás, como a música e outros exercícios e práticas como a meditação podem te ajudar a ter uma boa noite de sono e acordar com as energias revigoradas.

Música

dormir musica

Várias pessoas já cultivam o hábito de ouvir uma boa música antes de dormir. É o momento em que você pode finalmente relaxar do barulho de pessoas conversando e do telefone tocando no escritório. Porém, é preciso ter cuidado com o tipo de música que se vai ouvir.

O ideal é que sejam músicas suaves sendo um bom exemplo disso, as músicas clássicas. Outra dica é já deixar a lista de música montada para não “espalhar” o sono quando precisar pular para outra música que mais lhe agrade.

Chás

cha verde

Os chás são milenares e os seus efeitos benéficos para a saúde estão nas mais diversas culturas. Dois bons exemplos de chás que ajudam a acalmar e a relaxar a mente e o corpo e o chá de Camomila e o de Erva Doce.

Descubra qual é a melhor opção entre o chá verde e o chá branco.

Mas lembre-se de um detalhe: tanto os chás quanto outra bebida que seja ingerida no período da noite, ela deve ser fria ou em temperatura ambiente. Bebidas quentes aumentam a temperatura do corpo e também o metabolismo, o que interfere no mecanismo do sono.

Leiteleite

Com certeza a mãe de alguém já deu leite morno antes de dormir para que a pessoa tenha uma boa noite de sono. Ela podia não saber exatamente qual é a substância do leite que proporciona isso, mas sabia que era benéfico. O leite possui uma substância chamada triptofano, substância que participa da produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Veja quais são os alimentos que ajudam você a ter uma boa noite de sono.

Meditação

cama

A meditação é um tipo de exercício que exige muita concentração e ajuda a esvaziar a mente dos problemas que aparecem durante o dia a dia e também das preocupações. Ela equilibra o estado físico e emocional garantindo uma noite de sono muito mais tranquila e restauradora.

Massagem

dormir massagem

Muitas pessoas já devem ter tido o prazer de receber uma massagem relaxante e com certeza conseguiu sentir os seus benefícios. Uma boa hora de recebê-la é pouco antes de dormir pois ela relaxa a musculatura e consegue desfazer grande parte dos pontos de tensão que se formam, principalmente na região das costas e próximo aos ombro, na porção superior e medial do músculo trapézio.

Veja como praticar exercícios físicos ainda que você tenha dor nas costas.

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