A indústria alimentícia está correndo atrás do prejuízo de anos fabricando alimentos cheios de gordura saturada e radicais livres. A era dos salgadinhos e biscoito recheado já passou e agora as pessoas estão buscando ter uma alimentação mais saudável.
Difícil é encontrar alguém que não gosta de doce ou uma receita que não leve açúcar. O açúcar vai em quase tudo o que fazemos: no pão, no bolo, nos biscoitos, na sobremesa, nos recheios e coberturas de tortas, entre tantos outros pratos deliciosos. Porém, tudo isso engorda muito e predispõe o aparecimento do diabetes.
Alternativas melhores ao açúcar comum e industrializado estão surgindo no mercado. As lojas de produtos naturais estão, a cada dia, investindo em novidades para os seus clientes. Quando se trata de açúcar, temos alguns principais e é sobre eles que vamos falar agora.
Saiba como equilibrar os níveis de gorduras e açúcar na sua dieta.
Açúcar mascavo
A forma mais bruta de extração de açúcar da cana. Esse tipo oferece diversos nutrientes e, merecem destaque, o manganês e o ferro. Só é preciso tomar cuidado com o fornecedor ou fabricante porque, dependendo da safra, pode ter algum tipo de fungo. O açúcar mascavo é uma das opções mais saudáveis.
Açúcar demerara
Ultimamente tem sido a alternativa de muita gente para uma alimentação mais saudável. Ele é mais parecido com o tipo refinado que estamos mais acostumados a consumir. Porém, o açúcar demerara tem menos nutrientes que o açúcar mascavo. Pense da seguinte forma: quanto mais branco vai ficando o açúcar, menos nutrientes ele oferece. Ele também é uma boa escolha para receitas.
Melaço da cana
Tem um poder adoçante muito forte e não passa por nenhum tipo de processo industrializado. É como se fosse o açúcar mascavo em sua forma líquida. Possui ferro, cálcio, manganês e selênio. Consegue oferecer uma dose extra de energia aos músculos.
Mel
O mel é bastante utilizado em preparações caseiras para remédio de gripe e resfriados. Isso não é por acaso. Ele realmente tem um poder de ação direta de problemas respiratórios e dor de garganta. O mel é rico em agentes antioxidantes, retardando o envelhecimento celular e prevenindo o desenvolvimento do câncer.
Açúcar de coco

Esse produto é relativamente recente no mercado e já é possível encontrar várias receitas na internet feitas com esse tipo de açúcar. Ele é extraído das flores da palma de coco num processo rústico e sem adição de produtos químicos. Primeiro, ele é transformado num caramelo e depois de seco é quebrado, se transformando num tipo de açúcar mais grosso. O açúcar de coco também tem um elevado poder adoçante.
Açúcar refinado
Este, se você quiser ter uma vida mais saudável, deve ser banido da sua dieta, definitivamente. O açúcar refinado comum já perdeu mais de 90% dos nutrientes durante o refinamento. Além disso, algumas substâncias químicas são adicionadas a ele para que fique com aquela cor branca que conhecemos.
Para concluir
Nada deve ser consumido de maneira exagerada. Você pode estar ingerindo o açúcar mais saudável do mundo. Se fizer isso de maneira descontrolada terá problemas de saúde no futuro. Portanto, o ideal é usar o açúcar apenas na medida de tirar o amargo do alimento, sem a necessidade de deixá-lo extremamente adocicado.
Veja quais são os riscos que substâncias adoçantes trazem para a saúde.